Homilia – “O Semeador saiu a semear”. Mc 4, 1-20

Homilia – “O Semeador saiu a semear”. Mc 4, 1-20

Homilia – “O Semeador saiu a semear”. Mc 4, 1-20

Jesus gosta de ensinar com parábolas. Muitos ouvem e permanecem com o coração endurecidos e continuam na mesma. Quando ouvimos esta Parábola, imaginamos que podemos ser semeadores, sementes ou os terrenos.

O semeador lança a semente em toda a parte, sem seleção, na esperança de que cresçam e produzam frutos. Ele confia no poder da semente. Jesus é o incansável semeador da Palavra. Não mede esforços, ocupa todas as ocasiões e lugares: sinagoga, praças, casas, montanhas, beira-mar… para ensinar a multidão.

Nós somos também o terreno, marcados pela ambiguidade: solo duro, pedregoso, cheio de espinhos. Um terreno que precisa ser preparado pela evangelização de uma Igreja Missionária. Sempre existe aquele espaço de terra boa que pode produzir: trinta, sessenta ou cem por um. Jesus constata que os ouvintes apresentam reações diferenciadas.

Amazon 012026

Há os que acolhem e se deixam envolver pelo ensinamento da Palavra, e para serem coerentes, dispõem-se a mudar de vida. Outros ouvintes, demonstram entusiasmo inicial, mas dura pouco; outros são indiferentes, não assumem compromisso nenhum com a Palavra, tampouco com o Mestre; outros se deixam arrastar pelas preocupações da vida que sufocam à força da Palavra.

Vamos preparar o nosso terreno: o terreno à beira do caminho, pode ser lavrado; podemos afastar as pedras e arrancar os espinheiros. Em nossa vida a semente deve germinar. É o testemunho da palavra, da ação corajosa, de uma vida doada no amor e no serviço generoso.

Jesus é um incansável pregador, semeador da Palavra. Fala as multidões, distribui a Palavra abundantemente. Assim como a semente tem uma força inimaginável, assim é a Palavra em nosso coração. Ela vai brotando ao seu tempo.

Rezemos:

Senhor, transforme nosso coração, em terra fértil, onde a Palavra produza copiosos frutos!

Hoje celebramos São Tomás de Aquino (Itália, 1225-1274), dominicano, foi aluno de Santo Alberto Magno e professor de teologia nas melhores universidades da época. Escreveu a Suma Teológica, uma bela expressão do seu ensinamento. Homem de oração, simples, silencioso, fez da ciência e do estudo instrumento de sua santificação. É padroeiro das universidades católicas.

O Senhor nos abençoe e guarde.

Tags: