Homilia | O Reino será como dez virgens prudentes

Homilia | “O Reino será como dez virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram sem juízo, e as outras eram prudentes” | Mt 25, 1- 13

Homilia | O Reino será como dez virgens prudentes | Mt 25, 1- 13

Vigilância e alegria na chegada do noivo

No dia em que rezamos pelos nossos irmãos falecidos, lembramos que precisamos manter nossas lâmpadas acesas, para o momento da entrada nas núpcias eternas. Nossa comunhão com Deus e nossa participação na nova e eterna aliança em Cristo. Toda nossa vida está na expectativa das “núpcias do Cordeiro”.

A festa do Reino de Deus

Quem não é vigilante e não se previne, não percebe o momento da chegada do noivo. Muitos afogados em preocupações se tornam desleixados. Quando o Reino é aceitar o convite e perceber a chegada do noivo. Caso contrário, não participarão das alegrias da festa nupcial, a festa do Reino de Deus. 

Celebração da vida

Dois motivos tornam esta data importante: reverenciar os que partiram e avaliar a nossa caminhada, não é um dia de tristeza, mas de esperança. Existe dentro de nós um desejo de imortalidade e a morte não é o fim, mas o nascimento para a vida plena em Deus. Neste dia, celebramos a fé na Ressurreição e a certeza da vida eterna.

Catecismo

O catecismo da Igreja Católica apresenta o sentido desta celebração: “A Igreja terrestre, desde os tempos primevos da religião cristã, venerou com grande piedade a memória dos defuntos (…). Já que é um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados (2Mc 12, 46), a Igreja também oferece sufrágios em favor deles” (no. 958). 

Cristo: esperança da ressurreição

No Prefacio dos Mortos I, lembra: “Nele (Cristo) brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Senhor para os que creem em Vós, a vida não é tirada, mas transformada. E desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível”.

Rezemos

Confiantes a Deus em favor de todos os falecidos, particularmente pelos que foram mais próximos. “A todos os fiéis falecidos, Deus conceda o repouso eterno!”

O Senhor nos abençoe e guarde.

Homilias em vídeo

Liturgia Diária

[MEC id=”398125″]

 

Web Stories

[web_stories title=”false” excerpt=”false” author=”false” date=”false” archive_link=”true” archive_link_label=”” circle_size=”150″ sharp_corners=”false” image_alignment=”left” number_of_columns=”1″ number_of_stories=”5″ order=”DESC” orderby=”post_title” view=”circles” /]

Tags: