Homilia | O Reino dos céus é como grão de mostarda… e como fermento. M 13, 31-35
Homilia
O Reino dos céus é como grão de mostarda… e como fermento. M 13, 31-35
Jesus compara o Reino de Deus, o pequeno que cresce, como é o caso do grão de mostarda e do fermento. O projeto de Jesus, o Reino, vai se concretizando na história, começou com doze homens que Ele convocou em seus mais variados trabalhos e hoje temos uma multidão de fiéis.
Um grão pequenino e uma árvore grande, um mistério. O fermento faz a massa crescer, é a força da Palavra de Deus que suscita a fé e a faz crescer nos corações. Cresce misteriosamente.
São pequenos gestos que lançamos na vida. Eles fazem crescer o amor, a paz, a justiça, a solidariedade… crescem na simplicidade e no escondimento. O Reino nos faz ser melhor e transforma a realidade. Na história não somos uma presença insignificante.
Os sinais do Reino carregam um grande potencial de crescimento e a promessa de abundantes frutos. Penetram a realidade, e devemos colaborar para sua expansão e solidez. O Reino nos surpreende e deve ser refeito a cada dia. São pequenas atitudes que carregam possibilidades ilimitadas. Embora discretos, estão por toda parte.
Rezemos:
Senhor, quero compreender a força do Reino. Transforma nossa vida pela força do amor, na prática da justiça e na vivencia fraterna. (JLF)
Hoje celebramos Santo Inácio de Loyola, diz uma música: “Quando fui ferido, vi tudo mudar”. Um grave ferimento foi responsável pela sua mudança radical. Ele foi reconstruído em todos os aspectos. Não se acomodou, reinventou-se.
Tornou-se um homem amadurecido a partir das dificuldades. “A vitória mais bela que se pode alcançar é vencer a si mesmo”. Em sua doença e isolamento mergulhou sua vida em Deus. Visitou sua interioridade. Regenerou seus pensamentos e descobriu novas possibilidades. A vida desabrochou no silencio! Aprendeu que saborear Deus, é mais importante do que saber sobre Deus. “O impossível de Deus só acontece quando fazemos o nosso possível”. Viveu a noite escura da fé. Com a ajuda de Deus recuperou o equilíbrio.
Vivemos noites escuras, nos sofrimentos, depressões, inseguranças… O sofrimento fragiliza a fé. É necessário o recolhimento, o tempo da oração e iluminação. Descobrir nossa reserva de força e criatividade. Somos capazes de transformar momentos difíceis em possibilidades, porque Deus está em nós! Santo Inácio lembra: “Em tempo de escuridão, nunca tome decisões”, reze.
“Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória também. O meu entendimento e toda a minha vontade; tudo o que tenho e possuo vós me destes com amor. Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo; disponde deles, Senhor, segundo a Vossa vontade. Dai-me somente o vosso amor, a vossa graça; isso me basta nada mais quero pedir” (Santo Inácio de Loyola).
O Senhor nos abençoe e guarde.
Aplicativo Android
Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.
Gratuito, Surpreendente, Interativo!
MAIS CONTEÚDO
SITE HOMILIAS
TELEGRAM
YOUTUBE
CLUBE DE LEITURA
APLICATIVOS ANDROID
[MEC id=”398130″]