Homilia | “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: Está aqui, ou: Está ali, pois O Reino de Deus está no meio de nós”. Lc 17, 20-25
“O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: Está aqui, ou: Está ali, pois O Reino de Deus está no meio de nós”. Lc 17, 20-25
Quando se fala do Reino de Deus, é comum logo pensar no céu. Mas o Reino é mais do que isso. O céu é a sua culminância, mas já começa aqui na terra. Nunca porém de forma completa, esta será só na eternidade.
Em primeiro lugar, a obra de Jesus é o início do Reino na história e isso continua na prática dos discípulos. Ele explicava o Reino com parábolas que falavam da função do fermento, da plantação e da colheita e tantas outras coisas.
Antes de mais nada, o Reino não é a ascensão de um novo império humano e tampouco a intervenção poderosa de próprio Deus sanando todos os problemas e impondo sua soberana vontade. O Reino está presente e atuante em Jesus, em duas palavras e ações acolhidas por nós. Assim Deus está reinando, e o Reino de Deus presente entre nos.
Em outras palavras, a vinda definitiva e a plenificarão do Reino ou a volta de Filho do Homem, passa antes pela cruz. Então, não se pode prever dias ou datas e nem ouvir falsos profetas que anunciam o fim. Por isso é preciso estar vigilante para se deixar enganar.
De acordo com São Lucas, o evangelista, não se deve seguir essa gente. Ao contrário, é necessário se converter ao Evangelho e tornar o Reino de Deus real em suas ações e atuante na história. Assim todos perceberão os sinais evidentes do Reino e como age entre nós.
Rezemos
Senhor, ensina-me a testemunhar o Reino e mostrar sua presença na força do amor, do perdão e da solidariedade.
O Senhor nos abençoe e guarde.
JLF
Assista a homilia diária em vídeo. Clique aqui.
HOMILIA – Felizes os pobres, porque deles é o Reino de Deus!