Homilia – “O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior”. Mc 7, 14-23

Homilia – “O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior”. Mc 7, 14-23

JLF - QUARTA

Homilia – “O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior”. Mc 7, 14-23

Jesus, respondendo aos fariseus e doutores da Lei, mostra que “o que sai da pessoa é o que a torna impura”. E declara a pureza dos alimentos. A impureza não vem de fora; é elaborada no coração, onde está o projeto de nossa vida, é o lugar das nossas intenções, a nossa consciência.

Palavras e ações mostram o que guardamos no coração. Antes das coisas más se realizarem, elas já contaminaram o coração. É aí que nasce todo tipo de malícia. Um rosto simples pode esconder um coração interesseiro. Assim como a falsidade disfarçada em piedade.

Comer sem lavar as mãos não inviabiliza a comunhão com Deus, mas sim agir perversamente com o próximo. Cumprimentar um pagão não produz inimizade com Deus, porém, a calúnia feita ao semelhante, rompe esse laço. Tocar um leproso não gera impureza, e sim, como quando nos deixamos levar pelo orgulho.

O discípulo deve estar atento ao que se passa em seu íntimo. Jesus chama a atenção para a origem da moralidade: o coração. Nele brotam as ações que provocam rompimentos com Deus e com os irmãos. Insistir nas exterioridades é pura insensatez.

Ser puro diante de Deus é agir honestamente; é favorecer a boa convivência social, comunitária e familiar; é auxiliar os necessitados, é usar de misericórdia para com todos… é aprender a vencer o que prejudica o amor fraterno. Que tenhamos atitudes cristãs e possamos viver e crescer em comunidade.

Quaresma 2026

Rezemos

Senhor, que eu esteja atento ao meu coração, e saiba agir conforme o seu ensinamento e faça sempre o bem.

Hoje Celebramos o dia de Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial do Enfermos. Em Lourdes na França, no dia 11 de fevereiro de 1858, Nossa Senhora apareceu a jovem Bernadete. Apresentou-se como a Imaculada Conceição, deixou uma mensagem sobre a importância da Eucaristia na vida do cristão e abençoou os doentes. O papa São João Paulo II, instituiu nesta data o dia mundial do enfermo.

Senhor Jesus, manso e humilde de coração, cuide de todos nós, seja o remédio de nossos males. Alivie nossos sofrimentos, cure nossas feridas do corpo e do coração. Console os aflitos. Alimente a esperança de quem perdeu a alegria de viver. Ajude-nos cuidar e visitar os enfermos, os que vivem no abandono, na solidão e a transformar as situações de suas dores e misérias. Que todos voltem a gozar da saúde e da alegria de viver pela sua benção e ajuda. Que assim seja.

O Senhor nos abençoe e guarde.