
Ser puro diante de Deus é agir honestamente; favorecer a boa convivência. Homilia – “O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior”. Mc 7, 14-23
Homilia – Mc 7, 14-23
Jesus “chama a multidão” e ensina algo importante, principalmente para os fariseus e doutores da Lei. Eles estão fixados na tradição do “puro e impuro”. Preocupados com uma religião de aparências, demonstram descompasso com o querer divino e com o coração, o interior de um homem. Mostra que: “o que sai da pessoa, é o que a torna impura”.
Na catequese que Jesus faz, declara que a impureza não vem de fora; é elaborada no coração. É aí que nasce todo tipo de malicia. Antes de se realizarem as coisas más, elas já contaminaram o coração no desejo de se deixar levar pelo orgulho; prejudicar, agir e caluniar perversamente o seu irmão.
O discípulo de Jesus é motivado a estar sempre atento para o que se passa em seu íntimo. Ele não vem abolir a Lei, mas dar-lhe pleno cumprimento. Em vez de se fixar nos atos, chama a atenção para a origem da integridade: o coração.
Do coração (intenções) provém as ações que, de fato, levam o ser humano a romper com Deus, impossibilitando a comunhão com Ele. Insistir em exterioridades é insensatez, pois nada que vem de fora pode tornar impuro o ser humano.
Ser puro diante de Deus é agir honestamente; favorecer a boa convivência social, comunitária e familiar; auxiliar os necessitados e usar de misericórdia, bondade, perdão e justiça com todos; vencer o que prejudica a fraternidade.
Rezemos
Senhor, quero conhecer melhor o meu coração, aprender a agir de acordo com o seu ensinamento e manter a comunhão Contigo e com os irmãos e irmãs.
O Senhor nos abençoe e guarde.