Homilia – “O que deseja que eu faça por você? Senhor, eu quero enxergar de novo”. Lc 18 35-43

Homilia – “O que deseja que eu faça por você? Senhor, eu quero enxergar de novo”. Lc 18 35-43

 

 

 

 

 

 

Homilia – “O que deseja que eu faça por você?” Lc 18 35-43

 

 

Jesus cura uma pessoa com deficiência visual e em situação de rua, que grita pedindo piedade. Ele não conta com a ajuda dos seguidores que querem silenciá-lo. Estes possuem uma cegueira mental e um coração endurecido, o consideram inconveniente na vida social e tentam impedir que se aproxime de Jesus.

 

A pessoa com deficiência visual expressa seu anseio gritando: “Tem piedade de mim”. Sua oração é simples e tocante: “Senhor, que eu veja!” A sua insistência e coragem foi recompensada.

 

Jesus socorre a pessoa com deficiência visual com a sua sensibilidade (tem um bom ouvido e bom coração) e restitui-lhe a visão. Ele passa a enxergar com os olhos físicos e os olhos da fé. O homem viu e aprendeu com modo de proceder de Jesus; e deixou-se transformar. Exultante glorifica a Deus e vai segui-lo no caminho para Jerusalém.

 

Na caminhada, com frequência encontramos pessoas que, em vez de reerguerem os irmãos com palavras e gestos animadores, acabam deixando-os sentados “à beira do caminho”. São pessoas presas a sua cegueira. Se declararam discípulos de Jesus, mas insistem em praticar o mal e recusam solidarizar-se com os sofredores. Caminham na contramão dos ensinamentos de Jesus.

 

 

Rezemos:

 

Senhor, que eu não desvie o rosto de nenhum sofredor. Ensina-nos a ser misericordiosos e solidários. Quero estender a mão aos que precisam.

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

 

 

Liturgia Diária – Segunda-feira, 20 de novembro de 2023

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: