HOMILIA – “O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão frutos na perseverança”. Lc 8, 4-15
Não basta a boa vontade do missionário do Reino, nem mesmo a bondade do Pai que deseja a salvação de todos. Ela só se concretiza no coração humano, se houver disposição para recebê-la como semente caída em terra boa.
Muitas pessoas não mostram disposição para acolher e deixar a Palavra frutificar em sua vida. São impenetráveis; outros, entusiastas superficiais; havia ainda, quem após ouvir a Palavra se deixava seduzir pelos bens materiais. Num coração cheio de maldade, sem disposição para fazer o bem, apegados e em busca de prazer, a Palavra não frutificará.
Porém, outros ouvem a Palavra e lhe davam pleno consentimento, abrindo-se para a fé e o fiel seguimento de Jesus. É a Palavra caindo num coração sensível, dá frutos de justiça e solidariedade.
O semeador é um profeta da esperança, não se preocupa com o terreno. É um olhar sobre a liberdade humana, na disposição de tantos corações bons. Compete ao discípulo lançar a semente; não pertence a ele a tarefa de julgar os tipos de terreno e sim acreditar na força da semente que pode brotar em qualquer lugar e a qualquer tempo. E o bom agricultor sabe preparar o terreno para a semeadura.
Rezemos: Senhor, que o meu coração seja sensível para acolher os seus ensinamentos e dar muitos frutos de bondade e misericórdia.
O Senhor nos abençoe e guarde.
[MEC id=”398126″]