Homilia – “O Pai que vê o que está escondido, dará a recompensa”. Mt 6, 1-6.16-18

Homilia – “O Pai que vê o que está escondido, dará a recompensa”. Mt 6, 1-6.16-18

Homilia – “O Pai que vê o que está escondido, dará a recompensa”. Mt 6, 1-6.16-18

Estamos iniciando a Quaresma, caminho para a Páscoa. Um tempo forte vivido em comunidade. É a oportunidade de um grande retiro espiritual. Lembra os quarenta dias de Moises no Monte Sinai; de Elias no caminho do Monte Horeb, fugindo da perseguição; e o retiro de Jesus no deserto, onde passa dias e noites em jejum e oração se preparando para sua missão.

Neste tempo lembramos três gestos da espiritualidade: a oração, a esmola e o jejum. Tudo deve ser feito com discrição e humildade. Caso contrário, caímos na ostentação e exibicionismo, afetados pelo orgulho e a hipocrisia.

O Jejum é bom para o corpo e para o coração; a esmola é um dever em relação aos mais pobres e a oração é o caminho para Deus. Tudo deve ser feito de maneira simples e humilde envolvendo a pessoa e o Pai do céu. A vaidade é uma mísera recompensa para os orgulhosos.

Que o Senhor nos conceda uma boa caminhada para a Páscoa, iluminados pela Campanha da Fraternidade: Promover a partir do Evangelho em espírito de conversão quaresmal, convida a considerarem o desafio de uma moradia para todos, como direito e garantia do necessário para uma vida digna (Trabalho, Teto e Terra), sendo referência para reflexão e propósito de nossa conversão quaresmal.

Amazon 062026

PARA REZAR E MEDITAR:


(retome os passos da oração conforme as orientações da Meditação Diária na Quaresma)


Um canto quaresmal sugere: “É grande o nosso pecado, porém é maior o Teu coração”. Voltemos nosso coração ao Senhor. Ele é misericordioso e inclinado a perdoar o nosso pecado. Hoje inclinamos nossa cabeça e o nosso coração diante de Deus, reconhecendo a nossa fragilidade (as cinzas).

Que a força do seu amor antecipe a alegria de uma vida nova. Não queremos buscar as nossas vontades, egoístas, mesquinhas a serviço de nossas vaidades. Mas, na oração, no jejum e na caridade, amadurecer nosso compromisso de amar e servir a Jesus que fez morada entre nós, e se manifesta em cada irmão que está ao nosso lado, o de um coração sóbrio e generoso.

Rezemos

Senhor, que está Quaresma me ajude a ser melhor. Que eu chegue à Páscoa renovado.

O Senhor nos abençoe e guarde.