HOMILIA – “O noivo está chegando: ide ao seu encontro!”

HOMILIA – “O noivo está chegando: ide ao seu encontro!” – Mt 25, 1-13

 

 

“Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!” – Mt 25, 1-13

 

O núcleo desta parábola é o versículo 13: “estejam vigilantes”. Para o discípulo, não importa a hora da chegada do Senhor. Importa, estar pronto para recebê-lo, quando ele chegar. O fato de Jesus (noivo) demorar gera diferentes tipos de comportamentos por parte dos discípulos. Dois deles são ilustrados nesta parábola.

 

As cinco virgens prudentes representam os discípulos que não esperam o Senhor, de braços cruzados. São as pessoas que acolhem a proposta do Reino e se mantem ativas na pratica da justiça e do amor. A espera não os afasta de suas responsabilidades concretas: lutar por um mundo que corresponda aos anseios do Senhor. São cristãos engajados na luta pela justiça, na defesa dos direitos dos fracos e oprimidos, na busca de um testemunho autêntico de fé, num mundo marcado pela injustiça e pela impiedade. Não descuidam do óleo (justiça) que mantem suas lâmpadas acesas.

 

As cinco virgens imprudentes retratam os discípulos que esperam o Senhor numa contemplação inativa. Acabam se distraindo e ficam alheias aos valores do Reino. Excluem o próximo do âmbito de seus interesses. A oração não os motiva a fazer nada de concreto em benefício dos outros. Seu amor a Deus não se expressa em forma de amor ao próximo. Atitudes que se mostram insuficiente para manter suas lâmpadas acesas.

 

É preciso cuidar para que esta constatação não seja feita tarde demais. Vamos abastecer nossas vidas com o óleo da justiça e do amor, assim entraremos na festa quando o noivo chegar. “Fiquemos atentos!”.

 

Rezemos: Senhor Jesus, dá-me prudência suficiente para estar sempre numa atitude de vigilância, a fim de estar pronto para o encontro contigo.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

 

[MEC id=”398126″]

 

 

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE