Homilia | O joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos. Mt 13 36-43
Homilia
O joio é recolhido e queimado ao fogo,
assim também acontecerá no fim dos tempos. Mt 13 36-43
A Parábola do trigo e do joio preocupou os discípulos. A vida nem sempre se reveste de lógica. É o bem e o mal que se enfrentam. É a justiça esforçando-se para encontrar o seu espaço onde também vigora a injustiça.
Como lembra São Paulo: tantas vezes desejei fazer o bem e não consegui; evitar o mal e não alcancei. Nem sempre fazemos as escolhas certas, ou nas atitudes corretas deixamos penetrar o joio. Esse jogo prossegue ao longo dos séculos até o dia da “colheita”.
Os praticantes da justiça, os construtores da paz e os fiéis seguidores de Jesus, terão o prêmio garantido; vão viver a glória de Deus. Os que praticam a maldade, a injustiça e espalham o ódio e a vingança, terão a sorte dos que nada construíram, só destruíram.
É preciso refazer cotidianamente nosso projeto de vida e acertar o passo diante do projeto de Jesus. O tempo é um presente que Deus nos dá para amadurecermos na vida.
Agora é tempo de escolher e refazer as escolhas: avaliar o que é trigo e o que é joio. O que não acontece na botânica, pode acontecer no coração: a mudança do joio em trigo. Vivemos o tempo da paciência de Deus. Ele espera que os bons perseverem no bem e os maus se convertam.
Rezemos:
Senhor, quero praticar o bem, evitar o mal e esperar em Ti. Não nos deixe cair em tentação e livra-nos do mal. (JLF)
Hoje celebramos a memória de Santo Afonso Maria de Ligório. Nasceu em 1696, na Itália, abandonou a carreira de jurista e abraçou o sacerdócio e a causa dos humildes. Acudiu o povo na sua miséria material e espiritual. Incrementou o culto à Eucaristia e à devoção a Nossa Senhora. Foi Doutor da Igreja e ofereceu um modo especial de encarar o pecado, com ênfase na misericórdia Divina. Imitemos Santo Afonso em seu zelo pelos pobres, na valorização da Eucaristia, na devoção a Nossa Senhora e na vivência da misericórdia. Fundou a congregação do Santíssimo Redentor, os padres Redentoristas. E morreu em 1787. Santo Afonso, rogai por nós!
O Senhor nos abençoe e guarde.
Aplicativo Android
Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.
Gratuito, Surpreendente, Interativo!
MAIS CONTEÚDO
SITE HOMILIAS
TELEGRAM
YOUTUBE
CLUBE DE LEITURA
APLICATIVOS ANDROID
[MEC id=”398130″]