Homilia – “O Filho do Homem veio procurar quem estava perdido”. Lc 19, 1-10

Homilia – “O Filho do Homem veio procurar quem estava perdido”. Lc 19, 1-10

JLF - TERÇA

Homilia – “O Filho do Homem veio procurar quem estava perdido”. Lc 19, 1-10

A afirmação acima não foi compreendida por aqueles que criticaram Jesus por hospedar-se na casa de Zaqueu.

Zaqueu foi encontrado, tocado e conduzido por Jesus. Ele superou todos os obstáculos para realizar o seu desejo de vê-lo. E nada foi capaz de impedi-lo, nem mesmo a sua baixa estatura. Feito uma criança curiosa, subiu numa arvore (deixa cair a barreira da etiqueta), não se importou com preconceito sobre a sua profissão: ele quis ver Jesus.

Zaqueu recebeu Jesus com alegria e convidou seus amigos, pecadores e desprezados como ele. Deixou-se amar pelo Senhor e foi encontrado por Ele. E sem restrições e desconfianças, abriu a porta do seu coração, lugar onde Jesus desejava hospedar-se. E ali foi recebido com alegria.

Num dialogo descontraído e sincero, uma mudança radical aconteceu na vida de Zaqueu. Tomou a decisão de dar a metade de seus bens aos pobres e devolver quatro vezes mais a quem havia prejudicado. Estava livre da idolatria do dinheiro.

E esta foi a ocasião em que ele assumiu gestos concretos do seu novo projeto de vida. Livre e alegre se abre a Deus e mostra solidariedade aos pobres, marginalizados, sofredores e assume a justiça e a fraternidade. Pauta a sua vida por uma ética mais elevada. A vida do pecador ficou para trás! E disse Jesus: “Hoje a salvação veio a esta casa”. É uma prova de que os camelos podem passar pelo fundo de uma agulha… para Deus nada é impossível!

Rezemos: Senhor, torna-me decidido na conversão. Quero ter um coração novo. Como Zaqueu quero ser solidário e aprender a repartir.

Produtos católicos na Amazon
https://amzn.to/3JDEnWk

Basílicas de São Pedro e São Paulo

Hoje celebramos a memória da consagração das Basílicas de São Pedro e São Paulo, em Roma. No século IV, o Imperador Constantino mandou construir uma Basílica dedicada a São Pedro e uma construção de menor dimensão dedicada a São Paulo.

A Basílica atual de São Paulo (São Paulo fora dos Muros), construída no mesmo lugar da anterior, data de 1854. As duas Igrejas cuja dedicação hoje celebramos, nos recordam que Pedro e Paulo são considerados as colunas da Igreja de Cristo. De Pedro recebemos a fé, de Paulo a missão.

O Senhor nos abençoe e guarde.