
A superioridade do discípulo situa-se no âmbito da virtude, e não no âmbito do poder. Homilia – “O Filho do Homem vai ser entregue… Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o servidor de todos”. Mc 9, 30-37
Homilia – “O Filho do Homem vai ser entregue…”. Mc 9, 30-37
Jesus percebe na conversa dos discípulos, que entre eles permanece a mania de grandeza, o desejo de poder. Eles estão preocupados em saber, quem é o maior.
Jesus aproveita a oportunidade para ensinar e pedir que mudem a mentalidade. A solução está na mudança das intenções no coração. E em casa, na intimidade mostra para os discípulos a novidade do Reino; o maior é o servidor de todos. O discípulo destaca-se pela disposição de servir, principalmente os mais necessitados. E não se contaminar pela pretensão de ser o melhor.
O discípulo deve ser simples e humilde. Sabe reconhecer suas potencialidades, mas ao mesmo tempo tem consciência das próprias limitações, ao ponto de necessitar da ajuda dos irmãos. Não se dá demasiada importância, pois é capaz de reconhecer que a grandeza pertence ao Pai.
A superioridade do discípulo situa-se no âmbito da virtude, e não no âmbito do poder. É pelo serviço aos pequenos que se construirá a nova sociedade apresentada por Jesus, tecida por relações de amor, fraternidade e justiça, o Reino. Toda a prática que visa ser superior aos outros com o desejo de dominá-los está totalmente fora do projeto de Deus.
Rezemos
Senhor, tira do meu coração a vaidade a ambição, quero ser mais humilde e simples. E faça de mim um servidor. E dê a todos um pouco mais de amor e respeito.
O Senhor nos abençoe e guarde.