Homilia – “O Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar pecados”. Mc 2, 1-12

Homilia – “O Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar pecados”. Mc 2, 1-12

JLF - SEXTA

Homilia – “O Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar pecados”. Mc 2, 1-12

Celebremos a bondade de Deus, dispostos a deixá-lo reinar em nossa vida. Ele nos salva em Cristo Jesus, que perdoa os pecados e cura nossas enfermidades, em sua missão mais profunda. Mostra que ninguém está excluído do seu amor e de seu perdão.

Os anciãos de Israel demonstram uma grande falta de fé na bondade divina e pedem um Rei, para serem iguais aos outros povos. No Evangelho vemos um paralítico que busca Jesus, carregado solidariamente. Demonstra fé e certeza que Ele é o Rei esperado, que cuida do povo e traz a salvação.

Uma multidão se aproxima para ouvir Jesus na casa onde está. Um grupo de amigos carrega o paralítico até Ele. O esforço realizado demonstra solidariedade com o enfermo e fé no poder de Deus. Com sua palavra, vai perdoá-lo e o faz caminhar, gestos de salvação integral. Uma cura espiritual e física. A cura física foi precedida pela cura interior. Cura o corpo e o coração. Há um vínculo entre o pecado e a doença, entre o perdão e a saúde.

Amazon

O perdão dos pecados

Aquilo que é Boa Notícia para os pobres, pecadores, se tornou preocupação para os doutores, que vão até Jesus não para espiar e, quem sabe, depois questionar e acusá-lo no tribunal, como farão mais tarde.

O perdão dos pecados foi o início da cura. Sem a cura do coração, arriscava sair dali com as forças físicas recuperadas e continuar praticando a maldade. Mas, reconciliado com Deus, espera que partisse dali para fazer o bem. Jesus cura o corpo e o coração.

De que adiantaria recuperar o corpo, se o coração continuasse contaminado pelo egoísmo. Livre do pecado, estaria em condições de ajudar aqueles que precisam. Aprendeu com Jesus a amar e servir.

Rezemos

Senhor, cura o nosso coração e nos liberte do pecado que paralisa. Quero estar a serviço dos irmãos carentes de amor e solidariedade.

O Senhor nos abençoe e guarde.