Homilia | “O Filho do Homem é Senhor também do sábado” | Mc 2, 23-3,6
EM PRIMEIRO LUGAR, CUIDAR DA VIDA!
Jesus continua a ser desfiado pelos fariseus. Arrancar espigas era considerado um trabalho proibido no sábado. A observância do sábado era algo inegociável. Era o dia do descanso e de oração. A lei não permitia fazer quase nada nesse dia. Portanto, era profanação e um tremendo desrespeito desobedecer essa ordem.
A partir do questionamento dos fariseus, Jesus aproveita para abrir a mentalidade deles e ensina. Visa mostrar qual a função da Lei na nova comunidade. Não veio abolir a Lei, mas para dar-lhe o pleno cumprimento. Coloca a vida acima do sábado e acima da Lei. A pessoa merece ser cuidada em toda e qualquer circunstância: a fome e a doença não esperam…
A Lei foi criada para proporcionar um dia de descanso e de culto: lembrar da escravidão e a libertação do Egito. E Jesus deixa claro que o centro da Lei é a pessoa, e deve estar a serviço da vida. Quando a Lei não favorece a vida ou a prejudica deve ser questionada, revista e modificada.
Jesus observa que os fariseus quando tinham os interesses pessoais em jogo, eles quebravam a lei do sábado. Havia dureza de coração. Essa hipocrisia faz com que Jesus coloque as coisas no seu devido lugar: os interesses pessoais não podem manipular a fé!
Provocados pela Palavra, precisamos aprofundar o sentido do domingo; é o dia de oração e louvor, de comunhão e convivência, de alegria e festa. É o convite para celebrarmos na história a vitória do Ressuscitado. É a oportunidade de transformar os momentos passageiros em sementes de eternidade.
De Domingo em Domingo, de Eucaristia em Eucaristia, vamos celebrando e concretizando o projeto de Deus, o Reino na história, fazendo sempre o bem, até a sua realização plena num domingo sem fim.
Rezemos
Senhor, que em meu coração não tenha lugar para a intolerância e o legalismo. Que eu saiba fazer sempre o bem.
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons JLF)
Mais conteúdo
No coração das nossas pregações, encontra-se uma profunda dedicação a explorar e compartilhar reflexões inspiradoras sobre as Escrituras, atendendo tanto a fiéis quanto a líderes religiosos que buscam aprofundar sua fé e prática. Primeiramente, o site se destaca por sua abordagem única, oferecendo pregações ricas que, sem dúvida, tocam o coração e o espírito de quem as lê.
Telegram
Certamente, a jornada espiritual é enriquecida quando compartilhada, e é com essa premissa que convidamos você a se unir ao nosso canal do Telegram, Liturgia Católica. Primeiramente, ao inscrever-se, você não apenas ganha acesso a uma fonte inesgotável de inspiração diária, mas também se torna parte de uma comunidade vibrante que visa crescer e evoluir na fé.
Youtube
Com efeito, ao adentrarmos no vasto universo da fé, encontramos não apenas desafios, mas também inúmeras fontes de inspiração e aprendizado. Nesse sentido, convidamos você, com grande entusiasmo, a visitar e explorar o nosso canal no YouTube, Liturgia Católica. Primeiramente, é importante destacar que, ao se inscrever em nosso canal, você não só terá acesso a um conteúdo profundamente enriquecedor, mas também se juntará a uma comunidade dedicada à reflexão e ao crescimento espiritual.
Nosso perfil é um convite aberto para explorar a riqueza da fé católica mediante imagens que falam ao coração, reflexões que desafiam o espírito e orações que unem a comunidade. Ademais, é uma oportunidade única de conectar-se com uma rede de fiéis engajados em viver e compartilhar o evangelho de maneira autêntica e transformadora.
Aplicativos Android
Ao instalar nossos aplicativos, você terá ao alcance das mãos recursos valiosos que promovem a reflexão, o aprendizado e a oração diária, facilitando o acesso a uma vasta gama de conteúdos inspiradores que falam diretamente ao coração e à alma. Além disso, nossos aplicativos são projetados para serem espaços de acolhimento e partilha, onde cada usuário é convidado a explorar a profundidade da fé católica em seu próprio ritmo e de maneira interativa.