Homilia: “O Coração do Sábado: Justiça, Compaixão e Cura”

Liturgia Diária – Evangelho de hoje – Quarta-feira, 17/01/24: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?” Homilia: “O Coração do Sábado: Justiça, Compaixão e Cura”

 

 

 

 

 

 

 

 

O Coração do Sábado: Justiça, Compaixão e Cura

Homilia do Evangelho de hoje – Quarta-feira, 17/01/24

 

 

 

 

 

 

Segundo Marcos, o Evangelho de hoje nos apresenta um poderoso ensinamento de Jesus sobre a verdadeira intenção da lei divina. A narrativa no templo, onde Jesus cura um homem com a mão seca, revela o conflito entre a letra da lei e o espírito da lei.

 

 

 

O verdadeiro significado do sábado

 

Ao entrar na sinagoga, Jesus se depara com um homem com a mão seca. Os fariseus, observando atentamente, esperavam uma oportunidade para acusá-lo de violar o sábado. No entanto, Jesus, percebendo suas intenções, traz à tona uma questão profunda e desafiadora: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Esta pergunta de Jesus vai ao coração da lei.

 

O sábado, instituído como um dia de descanso e santidade, era para ser um sinal da relação amorosa e do cuidado de Deus pelo Seu povo. No entanto, os fariseus tinham transformado a observância do sábado em uma prática rígida e legalista, muitas vezes ignorando as necessidades humanas e a compaixão.

 

A resposta de Jesus à situação do homem com a mão seca é uma demonstração poderosa do verdadeiro significado do sábado. Ao curar o homem, Jesus mostra que fazer o bem e salvar vidas está no coração da lei divina. O ato de cura de Jesus no sábado é uma declaração de que a lei de Deus é uma lei de amor, misericórdia e justiça, não uma ferramenta para julgamento e condenação.

 

 

 

Nossas escolhas

 

A reação dos fariseus e dos partidários de Herodes, tramando contra Jesus, revela a dureza de seus corações. Eles não conseguiram ver além das prescrições legais para entender a compaixão e o amor que Jesus estava demonstrando. Esta atitude contrasta fortemente com a de Jesus, que, mesmo enfrentando oposição e mal-entendidos, escolhe fazer o bem e trazer cura.

 

Este Evangelho nos desafia a examinar nossas próprias atitudes em relação às leis de Deus e aos ensinamentos de Jesus. Somos chamados a viver segundo o espírito da lei, que é o espírito de amor e compaixão. Em nossa jornada de fé, que possamos escolher sempre fazer o bem, salvar vidas e estender a mão aos necessitados, seguindo o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

 

Oração

 

Rezemos, pedindo ao Senhor que nos dê a sabedoria para discernir o que é verdadeiramente justo e bom aos olhos de Deus, e a coragem para agir de acordo com essa sabedoria. Que nossos corações sejam sempre movidos pela misericórdia e pelo amor, refletindo a luz de Cristo em todas as nossas ações e palavras.

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Salve Maria. (LC)

Missal Romano 3ª Edição Típica 2023
Missal Romano 3ª Edição Típica 2023
ORAÇÕES EUCARÍSTICAS PARA CONCELEBRAÇÃO - CONFORME 3ª EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO
ORAÇÕES EUCARÍSTICAS PARA CONCELEBRAÇÃO – CONFORME 3ª EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO

 

 

INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO 2023
INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO 2023

Tags: