Homilia – “O amigo do esposo encheu-se de alegria ao ouvir sua voz”. Jo 3, 22-30

Homilia – “O amigo do esposo encheu-se de alegria ao ouvir sua voz”. Jo 3, 22-30

Amazon 022026

Homilia – “O amigo do esposo encheu-se de alegria ao ouvir sua voz”. Jo 3, 22-30

Pelo Batismo adquirimos a consciência de que “somos de Deus” e nos compete caminhar como amigos de Jesus. Ele é o Messias! Jesus e João são dois mestres com discípulos que se queixam do sucesso de um e de outro.

Os discípulos de João ficaram incomodados com o fato de Jesus estar reunindo o povo, pregando e batizando. Acharam que João ficaria aborrecido com a sua atuação. João servirá de exemplo para os discípulos de Jesus, mostrando como deve ser o procedimento deles.

João Batista revela sua convicção de fé, personalidade e caráter, mostrando sua humildade na tarefa que lhe foi confiada de anunciar e preparar os caminhos do Senhor: “É preciso que Ele cresça, eu, porém, diminua. Ele é o Cristo, não ele. Em momento algum, pretendeu ocupar o lugar que não era seu.

João não se deixou influenciar pela mesquinhez do ciúme ou da exclusividade. Sua alegria está na amizade com Jesus e não em chamar a atenção sobre si mesmo. Numa era de incessante busca de likes e sucesso nas redes digitais, sociais e esferas públicas. As palavras de João fazem repensar essa atuação. O discípulo deve ser discreto e jamais chamar atenção sobre si, buscando o reconhecimento das pessoas sobre aquilo que faz. É um desvio de conduta que deve ser evitado e combatido. A missão é de todos e cada um faz uma etapa.

João apresenta Jesus como o esposo, aquele que fará a nova aliança. É apenas o amigo do esposo, por isso ele diminui e Jesus cresce. O importante é seguir Jesus! Assim é a vida dos santos que são os amigos de Jesus, o esposo. Eles devem apontar para Jesus e, depois diminuir, para que Senhor seja conhecido por todos.

Rezemos

Senhor, que eu saiba imitar João Batista, na humildade e na alegria. Que eu diminua e Tu cresça e seja reconhecido.

O Senhor nos abençoe e guarde.