Homilia – “No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração”. Mt 12, 38-42

Homilia – “No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração”. Mt 12, 38-42

Homilia – “No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração”. Mt 12, 38-42

Ver para crer é atitude de muitos. Quem não consegue ter fé diante da paixão, morte e ressurreição testemunhada pelos apóstolos, nunca terá uma verdadeira fé. A fé precisa ser um gesto de abandono na gratuidade, como o centurião aos pés da cruz. Ele não viu nada além de uma morte, sua fé nasceu dessa experiência de fracasso, e seus olhos viram a vitória: “verdadeiramente é o Filho de Deus”.

Os milagres de Jesus: As maravilhosas manifestações do poder de Deus

Milagres

O pedido dos doutores da Lei e dos fariseus mostrou-se inútil. Jesus recusa dar um sinal para provar sua missão. Nenhum milagre conseguiria despertar a fé naqueles que não desejam comprometer-se com o Evangelho e o Reino.

Jesus teve discernimento suficiente para perceber a armadilha que estavam preparando. Eles queriam um espetáculo e, mesmo assim, desqualificariam o sinal. Não estavam dispostos a reconhecer o Messianismo de Jesus.

O único sinal que Jesus dá é o da sua morte e ressurreição, consequência da autenticidade de sua missão. Para os que não têm fé, nenhum milagre é suficiente. Por isso, Jesus propõe não os milagres, mas a aceitação de sua missão salvadora.
Melhor foi a situação dos ninivitas, que se converteram com a pregação de Jonas, e da rainha do Sul, que escutou a sabedoria de Salomão.

Nos alegremos pela presença de Deus entre nós, não somente como um Deus que faz milagres, mas como aquele que ama, acolhe e se entregou por nós em vista de nossa salvação. O verdadeiro sinal, nas comunidades cristãs, é o amor e o serviço, consequência de uma vida que abraçou a fé e vive em Cristo Jesus. E isto pode ser recusado, pois, o pior cego é aquele que não quer ver. E nem por isso deixaremos de fazer.

Parábolas e milagres de Jesus

Rezemos

Senhor, reforça em mim a fé para reconhecer-te como o enviado do Pai, com a missão de fazer o bem a humanidade sofredora.

O Senhor nos abençoe e guarde.