HOMILIA – “Ninguém põe vinho novo em odres velhos… Vinho novo em odres novos”. Lc 5, 33-39
Jesus traz com sua presença, palavras e ações algo novo, inovador, chamado Reino de Deus: “Eu faço novas todas as coisas”. É um novo momento na história do Povo de Deus. Não tem mais sentido se comportar como se ainda estivéssemos no Antigo Testamento.
Existe uma crise de passagem diante do velho e da novidade que Jesus apresenta: é mais importante a refeição feita com os pecadores, do que o jejum estéril que muitos praticavam. Essa pratica não era nada acolhedora, antes, isolava aqueles que eram marginalizados.
Não é um remendo novo colocado numa roupa velha, uma reforma. A roupa nova e o vinho novo são figuras da novidade do Reino, que não pode ser costurado sobre o tecido dessas práticas viciadas dos fariseus e de muitas tradições judaicas que não comportam a novidade apresentada.
Jesus traz uma Boa Notícia, o Evangelho: Deus está cuidando pessoalmente do seu povo, restaurando tudo em Cristo, como explica São Paulo. Essa é a roupa nova que veste o homem restaurado na Páscoa do Ressuscitado.
É a alegria da renovação apresentada por Jesus e não uma repetição do passado. Basta olhar para Jesus e aprender a viver o seu ensinamento com um coração novo: “Vinho novo em odres novos”.
Rezemos: Senhor, renova meu coração e me prepara para acolher o Reino sem a contaminação do legalismo e tradicionalismo, condenado por Jesus.
O Senhor nos abençoe e guarde.
[MEC id=”398126″]