Homilia – “Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas”. Lc 11, 29-32

Homilia diária quarta-feira JLF

Homilia – “Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas”. Lc 11, 29-32

Homilia – “Nenhum sinal será dado a esta geração”

Jesus olha para uma geração de coração endurecido, fechada em seus interesses, que não sabe ver e nem ouvir. Por isso não aprende. Possui uma fé frágil dependente de sinais extraordinários. Não foram capazes de reconhecer a presença divina entre eles e insistem em sinais para acreditarem.


Jesus apresenta Jonas e Salomão. O povo de Nínive acreditou na pregação de Jonas e se converteu. Salomão consegue atrair admiração pela sua sabedoria. Eles ajudam a entender a identidade de Jesus, porem essa comparação mostra a sua superioridade na linha da salvação.


Jesus é a Sabedoria de Deus encarnada na história. E apesar de Jonas ter ficado três dias no ventre de um peixe e depois ter sido vomitado na praia para continuar sua missão, se entristece diante da conversão dos ninivitas. O Ressuscitado, pelo contrario se alegra ao ver a humanidade voltando-se para o amor do Pai.


Mais que buscar sinais, precisamos ser sinais vivos, que levam as pessoas a acreditarem em Jesus e na sua pregação que aponta para o amor e a misericórdia, ordenando o nosso coração para que venha à tona a melhor versão de nós mesmos. O ensinamento deve provocar a nossa conversão e gerar o seguimento, que é o propósito quaresmal.


Seremos transformados para assumir a missão, capazes de escutar o grito de um mundo que sofre. Compartilhando uma presença compassiva e amorosa. Com Jesus tornar tudo melhor.

Rezemos: Senhor, quero ouvir e aprender vivendo o melhor do meu coração. Quero sempre amar e servir.

O Senhor nos abençoe e guarde.