Homilia – “Não voltou ninguém para dar gloria a Deus, além deste estrangeiro”. Lc 17, 11-19
Homilia – “Não voltou ninguém para dar gloria a Deus”
Considerada contagiosa e incurável, a hanseníase mantinha seus portadores afastados do convívio humano. Segundo o Livro dos Levíticos, a pessoa com hanseníase estava impedida da vida religiosa e social. Os sacerdotes tinham a tarefa de inspecionar a pureza das pessoas, se fosse o caso, excluíam ou incluíam.
As pessoas com hanseníase estavam distantes, devido a cruel marginalização. Gritam e pedem a compaixão de Jesus, que exige deles um ato de fé. Sem ainda serem curados, pede que se apresentem aos sacerdotes; eles comprovarão a veracidade da cura.
No caminho, ficam curados. Mas apenas um retorna “glorificando a Deus”, em “alta voz”, para que todos participem da sua alegria e se conscientizem do poder de Deus. Foi um samaritano que rompeu com o egoísmo. O seu agradecimento trouxe uma graça maior: a fé. Soube agradecer a Deus e os irmãos que estenderam a mão e ofereceram ajuda.
Os outros nove envolvidos no cumprimento da Lei esqueceram da gratidão. Estavam mais interessados em si mesmo e na própria cura. Uma vez conseguida, partiram para suas vidas. Se bastaram a si mesmo.
Deus não depende de agradecimentos para fazer de nós destinatários de sua misericórdia. Entretanto, o reconhecimento dos benefícios recebidos, é uma ação que transforma o coração. É a força salvadora da fé, gerando a gratidão e gentileza.
Rezemos:
Senhor, que eu saiba manifestar gratidão pela misericórdia recebida, presente de Deus em nossa vida. Obrigado Senhor!
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)
Aplicativo Android
Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.
Gratuito, Surpreendente, Interativo!