HOMILIA – “Não vim trazer a paz mas a divisão” – Lc 12, 49-53
O Evangelho de hoje nos apresenta que diante de Jesus, não podemos ficar indiferentes. A vida, o dinamismo, a transformação pessoal e social são os valores que certamente estavam no pensamento de Jesus quando ele disse que veio “lançar fogo sobre a terra”.
Na linguagem dos profetas, fogo é sinal de julgamento definitivo de Deus. Por sua morte e ressurreição (“Batismo”). Jesus mostrou qual é o projeto de Deus. Tal projeto levará a uma decisão, que provoca divisões até mesmo na família.
O fogo simboliza também o Espírito Santo (cf At 2, 3-4). Ele e a força renovadora que cura, liberta as pessoas e transforma as relações humanas.
Diante das mudanças suscitadas pelo Espírito, as pessoas se posicionam a favor ou contra Jesus. O velho Simeão já havia profetizado. “Este menino será causa de queda e reerguimento de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição” (Lc 2, 34).
São Paulo nos dá grande coragem e tranquilidade interior, quando diz que o Espírito Santo robustece e que pela nossa fé e adesão a Jesus Cristo, dá a certeza de que Ele habita em nosso coração, e enraizados e fundados no amor superamos os desafios e somos fortalecidos com a graça para compreender e vivenciar o infinito amor que o Senhor tem por nós.
Rezemos: Senhor que jamais me afaste de Ti, pois escolhi, sempre fazer a vontade do Pai.
Deus abençoe você e sua família.
[MEC id=”398126″]