Homilia – “Não surgiu nenhum maior que João Batista”. Mt 11, 11-15

Homilia – “Não surgiu nenhum maior que João Batista”. Mt 11, 11-15

Homilia – “Não surgiu nenhum maior que João Batista”. Mt 11, 11-15

A espera do Messias está no fim. Está chegando um tempo novo, um mundo renovado, com pessoas transformadas por Jesus. Eles prepararam e renovaram seu coração na esperança. O Senhor cuida do seu povo, não abandona ninguém, está sempre conosco; é misericordioso, paciente e compassivo.

João Batista é o maior dos profetas, resume tudo o que foi profetizado até aquele momento, lembra Jesus. E afirma que o menor no Reino é maior que João. Sua grandeza não consiste na capacidade de dominar, mas na qualidade do serviço. Ora, na comunidade de Jesus, grande é o servidor de todos: “O maior de vocês é aquele que serve a todos” (Mt 23, 11).

São João Batista

João e Jesus anunciam e tornam o presente o Reino: os adversários se opõem a eles. O Reino sofre a violência, a cultura de morte vai se instalando nele. Uma mentalidade que exclui e agride a vida seja de quem for ou em que fase esteja.

O anti-reino, é violento, cruel, é contrário ao Evangelho. Assassinam os profetas que em nome do Senhor, orientam a vida do povo e denunciam as injustiças. Os poderes do mal se incomodam com a mensagem do amor incondicional. O reino deste mundo usa de violência contra o Reino de Deus.

Não podemos querer um reino poderoso, mas acolher a pequena semente, que a seu tempo produzirá frutos. Somos um pequeno rebanho, o resto de Israel, mas temos a garantia do Espírito Santo.

Amazon São Bento

Rezemos

Senhor, ponha em meu coração a coragem de João Batista e a disposição para preparar a sua chegada com o mesmo amor profético.

O Senhor nos abençoe e guarde.