Homilia | “Prestem atenção! Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens, só para serem elogiados por eles. Fazendo assim, vocês não terão a recompensa dos Pai que está nos céus”. Mt 6, 1-6.16-18
Homilia | Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens
Estamos iniciando a Quaresma, o caminho para a Páscoa. Um tempo forte vivido em comunidade. É a oportunidade de um grande retiro espiritual. Lembra os quarenta dias de Moises no Monte Sinai; de Elias no caminho do Monte Horeb, fugindo da perseguição; e o retiro de Jesus no deserto, onde passa dias e noites em jejum e oração se preparando para sua missão.
Neste tempo lembramos três gestos da espiritualidade: a oração, a esmola e o jejum. Tudo deve ser feito com discrição e humildade, senão caímos no perigo da ostentação e exibicionismo, afetadas pelo orgulho e a hipocrisia.
O Jejum é bom para o corpo e para o coração; a esmola é um dever em relação aos mais pobres, e a oração é o caminho para Deus. Tudo deve ser feito de maneira simples e humilde envolvendo a pessoa e o Pai do céu. A vaidade é uma mísera recompensa para os orgulhosos.
Que o Senhor nos conceda uma boa caminhada para a Páscoa, iluminados pela Campanha da Fraternidade. A emergência do assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização desta Campanha trazendo luz ao tema, “Fraternidade e Fome” e o lema: “Dai-lhe vós mesmo de comer!” Mt 14, 16. Buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro. E convoca todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de nossa conversão quaresmal.
Rezemos, Senhor, que está Quaresma seja a melhor de minha vida. Que eu chegue à Páscoa renovado.
O Senhor nos abençoe e guarde.