HOMILIA – “Não foram dez os curados?” – Lc 17, 11-19

HOMILIA – “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão?” Lc 17, 11-19

GRATIDÃO CAMINHO DE SALVAÇÃO

Dez leprosos vão ao encontro de Jesus, buscando a cura de sua doença. Gritaram por compaixão, Jesus mandou que fossem buscar o atestado de que estavam recuperados, ainda leprosos.

Como Naamã, no tempo do profeta Eliseu, os leprosos obedeceram à palavra de Jesus e partiram. Foi essa obediência que os curou! No caminho, viram-se todos curados.

Mas ao se perceberem curados, desaparecem. Só um samaritano voltou. O gesto de gratidão do samaritano chamou atenção de Jesus. Voltou para agradecer o benefício da cura. Os demais não se deram ao trabalho de reconhecer o dom recebido.

Jesus não exige reconhecimento, mas o senso de gratidão revela o interior do ser humano, a presença da fé e do amor! A fé leva a reconhecer a ação divina, mediada por gestos de bondade dos irmãos, principalmente nos momentos difíceis e de fragilidade. O amor abre o coração para a fraternidade e a solidariedade. A gratidão é resultado desses fatores e se torna caminho de salvação! “Levante-se e vá! Sua fé o salvou”.

A salvação, portanto, supõe a mesma fé do samaritano curado:

  • Fé que faz voltar a Jesus, reconhecendo em sua ação a bondade infinita de Deus: gratidão.
  • Fé que supera e denuncia uma religião legalista, baseada no mérito e na retribuição, e a lógica perversa que separa pessoas em puras e impuras, abençoadas e malditas: a superação do preconceito.
  • Fé que permite construir uma comunidade de discípulos misericordiosos, gente que quer ser sujeito e transformar as relações: solidariedade e fraternidade.
  • Fé de quem não se contenta em ficar distante de Jesus, mas dele se aproxima e passa a se solidarizar com os excluídos: compromisso.

No caminho da fé devemos estar “atentos ao bem que devemos fazer”, fonte inspiradora da alegria e da vida. Ser uma Igreja em Saída, uma comunidade solidaria, fraterna e missionária; disposta a viver a misericórdia.

Rezemos: Senhor, coloque no meu coração a gratidão, que me leva a reconhecer a ação amorosa e misericordiosa de Deus em nosso favor.

O Senhor nos abençoe guarde.


LITURGIA DIÁRIA – 09/10/22 – 3ª FEIRA – 28º Domingo do Tempo Comum, Lc 17,11-19


[MEC id=”398128″]