HOMILIA – Na boca do primeiro peixe que você pegar

HOMILIA – “Disse Jesus a Pedro: Para não provocar escândalo, vá ao mar e jogue o anzol. Na boca do primeiro peixe que você pegar, vai encontrar o dinheiro para pagar o imposto. Pegue-o, pague por mim e por você. Mt 17, 22-27

 

O pagamento do imposto do Templo permitiu a Jesus assumir uma atitude de prudência missionária. Diante da tradição religiosa, era possível assumir duas atitudes: observá-la rigorosamente, submetendo-se a ela sem questioná-la, mas sem reconhecer o seu verdadeiro sentido. Ou, mostrar-se livre diante dela, desconhecendo-a, como se carecesse de sentido.

 

Jesus, prefere pagar o imposto. Ele não quer escandalizar as pessoas e nem as tornar resistentes a sua proposta, o Reino que ele anunciava.

 

Jesus deixa aberta a possibilidade de, um dia, aquelas pessoas, a começar pelos cobradores, acolherem o Reino. E descobrirem a relatividade do Templo e do respectivo imposto. Não é preciso ir ao templo para encontrar o Pai. Ele se encontra no íntimo de quem o adora com sinceridade.

 

Jesus deixa claro que não apoia uma sociedade injusta onde os grandes têm privilégios à custa dos pobres, e os impostos abusivos e opressores. Jesus denuncia a exploração. E se serve da generosidade da criação (peixe) e satisfaz a exigência da lei. Quando não há exploração do povo e acumulação de bens, a natureza supre a necessidade de todos.

 

Rezemos: Senhor, que eu me preocupe em não escandalizar ninguém, para que não se fechem aos apelos do Reino. Que eu seja cordial e acolhedor.
Hoje celebramos a Memória de São Domingos. Ele viveu procurando o Senhor, e a sua vida resplandeceu o fruto dessa procura, a luz de sua vida. E com a luz que refletia em seu coração, iluminou o mundo com o seu testemunho.

 

Se tornou um grande pregador, orante, misericordioso, livre e a serviço do Evangelho. Um homem sábio, pobre e austero; tendo como características essenciais o estudo, a oração e a pregação.

 

 

Que São Domingos nos leve ao conhecimento da Verdade. E que Jesus seja a nossa paz e anunciemos o que Ele nos dá. São Domingos, rogai por nós!
O Senhor nos abençoe e guarde.

 

 

REFERÊNCIA: Mt 17, 22-27

 

 

 

[MEC id=”398126″]

 

 

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE 

 

 

 

avatar do autor
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Comments are closed

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
As Profecias de Nossa Senhora de Akita
A missa parte por parte
O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Ser Um Católico
Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental - 11ª Edição
Salve Santa Rainha - a Mae de Deus na Palavra de Deus
Dicionário da Doutrina Católica
O quarto cálice: Desvendando o mistério da Última Ceia e da Cruz