Homilia | “Mulher, é grande a sua fé!”. Mt 15, 21-28
Homilia | “Mulher, é grande a sua fé!”. Mt 15, 21-28
O evangelho de hoje mostra como é admirável a fé da mulher cananeia. Isso serviu para ajudar as comunidades abrirem espaço para os irmãos estrangeiros e pagãos. Venceram a mentalidade de que os destinatários eram somente os judeus. Alargaram a mente e o coração, com a sensibilidade de Jesus.
A mulher pagã teve a sua fé provada à exaustão! Mas não desistiu. Os discípulos para se verem livres dela, pedem que Jesus lhe dê atenção. Foi um desafio para a fé da mulher.
Ela sustenta o debate e mostra que pode haver fé autentica fora de Israel. A mulher cananeia rompe essa fronteira. Muitos esperam ao menos as migalhas, para saciarem sua fome (necessidades), que Jesus nos oferece.
A mulher insiste na cura de sua filha, o seu maior tesouro. Implora a Jesus, que desprovido de preconceitos, dá a sentença final para aquela mulher estrangeira que foi ao seu encontro: “Mulher, grande é tua fé. Tua filha está curada”.
Jesus abre a cortina missionária. A fé daquela mãe supera barreiras. Ele veio salvar a todos. A salvação de Jesus não olha a nacionalidade; veio a todos os que professam a fé Nele. Foi um grande aprendizado para a comunidade: A Igreja não é uma alfandega, … é para todos, lembra o Papa Francisco.
Rezemos:
Senhor, ajuda-nos a superar preconceitos e construir relações justas e fraternas. Comunidades missionárias e solidárias.
O Senhor nos abençoe e guarde.
MAIS CONTEÚDO
SITE HOMILIAS
TELEGRAM
YOUTUBE
CLUBE DE LEITURA
APLICATIVOS ANDROID
[MEC id=”398130″]