Homilia – “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Lc 8, 19-21
Homilia – “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Lc 8, 19-21
Neste breve discurso de Jesus, mais do que uma crônica da sua família, vemos um retrato falado dos cristãos nas primeiras comunidades. Ele chama a atenção para os laços criados entre aqueles que optaram pelo Reino. Não desrespeita sua mãe e nem os parentes. Aliás, se há alguém que se deixa guiar docilmente pela Palavra de Deus é justamente Maria. Ela sabia guardar no coração e meditar tudo o que se relacionava com os mistérios da vida de seus filhos.
O discípulo reconhece como irmão ou irmã quem acredita na força do amor e do perdão e procura viver isso no seu cotidiano. Reconhece o Senhor no rosto dos empobrecidos, sofredores e marginalizados, dos quais se aproxima para lhes dizer o quanto são amados pelo Pai. Dispõe a formar comunidades fraternas, onde não existe espaço para o egoísmo, mas antes procura viver a partilha. Mostra-se livre diante das estruturas caducas, incapazes de libertar o homem aprisionado no egoísmo.

Ouvir e praticas
Quem chama a Deus de “Pai”, como Jesus, experimenta em todos os momentos da vida seu amor paterno e misericordioso. Vive a alegria de pertencer a uma nova Família, de onde surge um mundo novo, de liberdade e vida para todos, cheio de paz.
Os ouvintes de Jesus vão aprender que os laços de sangue estão subordinados aos vínculos do amor e da fraternidade. A condição para fazer parte da sua família ficou explicita: trata-se de ouvir e pôr em prática a Palavra de Deus.
São Padre Pio de Pietrelcina
Hoje celebramos a memória de São Padre Pio de Pietrelcina, nome de batismo Francesco Forgione, nasceu na Itália em 1887 sendo ordenado sacerdote em 1910, tornando-se frade capuchinho. Ele é conhecido pelos estigmas, que o fizeram sofrer as feridas de Cristo, e por seus dons místicos. Padre Pio dedicou-se à confissão e à missa, e fundou a “Casa Sollievo della Sofferenza”, um hospital para aliviar o sofrimento, falecendo em 1968 e sendo canonizado em 2002, por São João Paulo II.
Rezemos
Senhor, quero ser membro da Família do Reino, viver a Palavra como Maria, e reconhecer todos como irmãos e irmãs.
O Senhor nos abençoe e guarde.