HOMILIA – “Minha boca anunciará vossa justiça”

HOMILIA – “Minha boca anunciará vossa justiça” Mc 6, 17-29

 

 

João Batista, “o maior entre os nascidos de mulher”, segundo o elogio de Jesus, morre degolado por ordem de Herodes, um homem violento e cruel, que se deixou levar por um ato inconsequente de uma garota mimada, influenciada pela mãe adúltera, maldosa e vingativa.

 

O Martírio se dá num banquete que Herodes oferece aos “magnatas, oficiais e as grandes personalidades da Galileia”. Nessa ocasião, o rei faz os caprichos da filha de Herodíades, Salomé, que pede a cabeça de João Batista num prato.

 

O episódio se dá numa festa de aniversário, que deveria ser a celebração da vida e acaba sendo o banquete da morte. A maldade, o ódio e a vingança se manifestam e tramam a morte do último dos profetas, o precursor de Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, apontado por João.

 

A festa de hoje está vinculada à dedicação da Igreja construída em Sebaste, na Samaria, sobre o suposto lugar do túmulo do Precursor de Jesus.

 

Rezemos: Como João Batista tombou na luta pela justiça e pela verdade, faça de nós pessoas que lutam para testemunhar a Palavra no compromisso de defender sempre a vida.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

 

[MEC id=”398126″]

 

 

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE