Homilia | Meu Senhor e meu Deus! Jo 20, 24-29

Homilia | Meu Senhor e meu Deus! Jo 20, 24-29

Homilia | Meu Senhor e meu Deus! Jo 20, 24-29

Tomé tornou-se símbolo da comunidade que questiona a Ressurreição e exige prova para poder aceitá-la. Não aceitou o testemunho da comunidade, para quem Jesus havia aparecido e comunicado o dom do seu Espírito. Condicionou sua fé à visão das chagas nas mãos de Jesus e tocar na ferida produzida pela lança. Ele quis ver para crer.

Se a fé em Jesus dependesse de tê-lo visto, na terra, só um grupo privilegiado de discípulos num determinado contexto histórico e geográfico, teria acesso à fé. A fé no Ressuscitado acontece pelo testemunho da comunidade e se propaga pelo mundo inteiro. O Ressuscitado não está limitado a um tempo ou a um lugar específico. Ele pode ser encontrado e acolhido, por quem nele deposita sua fé. 

Jesus proclamou ser feliz quem fosse capaz de chegar ao ato de fé, sem mesmo tê-lo visto. Ou seja, crer pelo testemunho da comunidade. Santo Agostinho vai sugerir a inversão dos verbos; “em vez de ver para crer, quero crer para ver”. É o exercício da fé: “Felizes os que não viram e acreditaram”. 

Tomé leva fama de incrédulo, por sua tendência de verificar a realidade. Entretanto é ele quem expressa uma das grandes profissões de fé: “Meu Senhor e meu Deus!”, que continua ecoando na história nos lábios dos que creem.

Rezemos:

Senhor, dá-nos um coração simples, para acreditar no testemunho da Comunidade e chegar com os irmãos a alegria da fé na Ressurreição.

O Senhor nos abençoe e guarde.

Aplicativo Android

Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.

Gratuito, Surpreendente, Interativo!

Aplicativo Homilias

Instale agora

MAIS CONTEÚDO

▶  SITE HOMILIAS 

▶  PRODUTOS CATÓLICOS 

▶  TELEGRAM

▶  YOUTUBE

▶  INSTAGRAM

▶  CLUBE DE LEITURA

▶  APLICATIVOS ANDROID

[MEC id=”398130″]

Tags: