Homilia | “Maria partiu apressadamente para região montanhosa… Bendita é tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha a me visitar?” | Lc 1, 39-45
Homilia | “Maria partiu apressadamente para região montanhosa… Bendita é tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha a me visitar?” | Lc 1, 39-45
Ao dar seu sim ao projeto de Deus, Maria concebe do Espírito Santo, não se encolhe e nem se esconde. Ao contrario impregnada do amor de Deus, ela extravasa sua fé e amor numa visita serviçal e missionária.
Maria anseia comunicar a sua experiência divina a Isabel, sua parenta. Isabel canta as maravilhas que o Senhor está realizando em sua vida, apesar de idosa e estéril, está gestando um filho que será chamado João.
O Espírito Santo é o protagonista desses acontecimentos. Maria concebeu do Espírito Santo e “Isabel, quando ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre. E ela ficou cheia do Espírito Santo”.
O encontro mostra que o Antigo Testamento está concluindo seu papel, pois o último dos profetas, João Batista, ainda no ventre de sua mãe, pula de alegria diante de Jesus, no ventre de Maria. Nele as promessas se cumprirão.
Maria e Isabel, duas mulheres simples que acreditam e se colocam à disposição para gerar o novo de Deus. O diálogo entre elas é a manifestação da grandeza de amor de Deus e da dignidade humana que reconhece a obra do Senhor em suas vidas e por isso compartilhada.
Maria tem um coração aberto para Deus e disponível para servir aqueles que precisam.
O amor a Deus e ao próximo são vertentes em sua vida. Fé que não se expressa em amor é vazia. Essa união é uma exigência do seguimento de Jesus.
Quando somos solidários com os necessitados, nos preparamos para receber aquele que faz a diferença. Aquele que quer fazer morada em nosso coração, Jesus, o Senhor!
Rezemos
Senhor, quero aprender com Maria, a servidora de Deus e dos irmãos a ser solidário com os necessitados.
O Senhor nos abençoe e guarde.