Homilia | “José, Filho de Davi, não tenha medo de receber Maria, sua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo” | Mt 1, 18-24
Homilia | “José, Filho de Davi, não tenha medo de receber Maria, sua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo” | Mt 1, 18-24
O casamento no tempo de Jesus era feito em etapas; primeiro firmava-se um contrato que vinculava definitivamente os noivos. As bodas, porém, aconteciam aproximadamente um ano depois. Durante esse tempo não tinham vida em comum, nem relações sexuais.
Foi neste tempo que Deus surpreendeu o casal, José e Maria, com o anuncio do anjo. Surpreendendo toda a humanidade com um presente divinal. Uma tormenta desaba sobre Maria e José. Mas ambos souberam discernir e responder à luz da fé.
Maria e José se deixaram envolver na escuta e reflexão da Palavra de Deus, foram bons ouvintes da Palavra. Nossa mentalidade exige ver para crer. Eles creram por isso entenderam. O projeto de Deus passa pela aceitação humana. Disseram “sim” a Deus, o Natal aconteceu!
Graças ao sim de Maria e à compreensão de José, Deus ofereceu à humanidade seu Filho, Jesus (nome dado pelo Pai – Deus é a Salvação). Ele veio trazer o amor e a salvação a todos: é o Emanuel, o Deus conosco.
Chegamos às portas do Natal, hoje tão desfigurado, e muitos não celebram o Nascimento do Deus Menino, o Mistério da Encarnação. Acabam se envolvendo nos interesses consumistas, na luminosidade das ruas e casas e suas festas de confraternização.
Cabe a nós, resgatar o sentido desta festa tão desgastada e celebrar o verdadeiro sentido do Natal, a Alegria de saber que Deus nos amou tanto que enviou seu Filho único para a nossa Salvação. E compartilhar essa alegria com todos.
Rezemos
Senhor, quero dizer “sim” e viver o Natal, repartindo essa alegria com todos. Quero fazer a sua vontade.
O Senhor nos abençoe e guarde.
Liturgia Relacionada

Leitura Recomendada


Vídeos
