HOMILIA – Jo 1, 45-51 – FESTA DE SÃO BARTOLOMEU APÓSTOLO
“Senhor, que teus fiéis proclamem a gloria do teu Reino”.
Jo 1, 45-51
FESTA DE SÃO BARTOLOMEU APÓSTOLO
A vida é a arte do encontro. Há encontros que alteram o rumo de nossa vida. Filipe teve um encontro com Jesus e logo foi comunicar a maravilhosa descoberta a Natanael, que figura entre a lista dos Doze Apóstolos, com o nome de Bartolomeu.
Natanael não sabia quem era Jesus, mas Jesus conhecia sua vida, e fica admirado com o conhecimento sobre ele. Jesus conhece cada um e a cada um confia uma responsabilidade, uma missão. Assim acontece conosco. A iniciativa nunca é nossa, mas de Deus.
Deus conhece nosso nome e conhece a misteriosa figueira, sob a qual nos abrigamos. Ele conta conosco para anunciar a boa nova com alegria, pela palavra e pelo exemplo. Cabe a cada um responder este chamado que se destina a evangelização e ao serviço.
Bartolomeu foi cativado por Jesus, tornou-se seu apostolo e entusiasta pregador do Evangelho. Antiga tradição registra que exerceu o ministério apostólico na Índia, onde converteu para Cristo grande número de pessoas.
Esteve também na Armênia e na Pérsia, hoje o Irã. Perseguido por aqueles que não aceitavam a Boa-Nova de Cristo, ele foi esfolado vivo (arrancaram-lhe a pele) e, como não morreu, foi decapitado no ano 51.
Como Natanael, nos deixemos encontrar por Jesus que nos alcança debaixo de tantas figueiras, com nossas lutas e indecisões. Seu olhar nos vê e conhece com amor e misericórdia. Reafirmemos o desejo de segui-lo com um coração sincero. Somos discípulos, parceiros de Jesus e missionários do Evangelho.
Rezemos: Senhor, Tu me olhaste nos olhos… a sorrir pronunciaste meu nome… quero seguir este chamado de amor…
O Senhor nos abençoe e guarde.
[MEC id=”398126″]