Homilia – “Jesus viu o paralitico ali deitado… Ele ficou curado”. Jo 5, 1-16

Homilia diária terça-feira JLF

Homilia – “Jesus viu o paralitico ali deitado… Ele ficou curado”. Jo 5, 1-16

Homilia – “Jesus viu o paralitico ali deitado… Ele ficou curado”. Jo 5, 1-16

Jesus é presença de vida. Fazer sempre o bem é um imperativo sem sua vida. Ele caminha no meio da multidão abatida pela doença e pela morte, espalhando a força da vida. E a vida não jorrará da água da piscina, mas da sua palavra eficaz.


O paralítico, impossibilitado de mover-se, foi quem experimentou a ação vivificante de Jesus. Ele recobra sua vida física, social e religiosa, superando a marginalização que o envolvia.


Jesus confronta o doente com a sua própria força. Não permite que fique lamentando; simplesmente ordena que se levante: “Levante-se, tome o teu leito e anda”. O doente não deve esperar que o carreguem. Deve levantar-se com a sua própria força.


O paralitico não deve permitir que o seu leito o imobilize por mais tempo. Deve levantar-se de suas fraquezas e inseguranças, reconciliando com os seus bloqueios, tomá-los e carregá-los. Só assim poderá seguir o próprio caminho.


Jesus foi perseguido por fazer o bem. A perseguição não muda seus propósitos e nem vai desviá-lo de seu caminho. Continua fazendo sempre o bem, pautando seu querer pelo querer do Pai e não pelas ameaças dos inimigos.


Jesus é o Bom Pastor que realiza as esperanças dos excluídos da Lei. Sua Palavra, realiza aquilo que o Antigo Testamento (a Lei, os Ritos e a Religião) já não conseguiam realizar.

Rezemos: Senhor, eu quero ser fiel a vontade do Pai. Que as ameaças dos inimigos não me afastem da prática do bem.

O Senhor nos abençoe e guarde.