Homilia – “Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi”. Mt 1, 18-24
Homilia – “Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi”. Mt 1, 18-24
Estamos às portas do Natal para celebrar o acontecimento que revela a grandeza do amor de Deus: a Encarnação de Jesus. Esta celebração é uma catequese afirmando que Jesus é o Messias, o Filho amado do Pai, o Emanuel, o Deus sempre conosco, o Salvador da humanidade. Somos desafiados a acolher seu plano de amor como José e Maria.
O casamento no tempo de Jesus era feito em etapas; primeiro firmava-se um contrato que vinculava definitivamente os noivos. A celebração acontecia aproximadamente um ano depois. Durante esse tempo não tinham vida em comum, nem relações sexuais. Foi neste tempo que Deus surpreendeu o casal, José e Maria, com o anúncio do anjo. Surpreendendo também, a humanidade com um presente divinal.
Maria e José se deixaram envolver na escuta e reflexão da Palavra de Deus, foram bons ouvintes da Palavra, discerniram e obedeceram. Nossa mentalidade exige ver para crer. Eles creram por isso entenderam. O projeto de Deus passa pela aceitação humana. Disseram “sim” e o Natal aconteceu!

Advento
Graças ao sim de Maria e à compreensão de José, Deus ofereceu à humanidade seu Filho, Jesus (nome dado pelo Pai – Deus é a Salvação). Ele veio trazer o amor e a salvação a todos: é o Emanuel, o Deus conosco. Vem a nós na ternura de uma criança. Vamos abrir o coração para acolher, abraçar sua chegada e a proposta de vida que nos traz.
Chegamos ao final do Advento, as vésperas do Natal; hoje tão desfigurado, onde muitos, não celebram mais o Nascimento do Deus Menino, o Mistério da Encarnação. Acabam se envolvendo nos interesses consumistas, na luminosidade das ruas, casas e em suas festas de confraternização.
Cabe a nós, resgatar o sentido desta festa tão desgastada e celebrar o verdadeiro sentido do Natal, a alegria de saber que Deus nos amou tanto e enviou seu Filho único para a nossa Salvação. Compartilhemos essa alegria com todos, acolhendo e celebrando o Natal de Jesus!
Rezemos
Senhor, quero dizer “sim” e viver o Natal, repartindo essa alegria com todos. Vamos fazer a sua vontade.
O Senhor nos abençoe e guarde.

