Homilia – “Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi”. Mt 1, 18-24

Homilia – “Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi”. Mt 1, 18-24

Homilia – “Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi”. Mt 1, 18-24

Nestes dias do Advento na proximidade do Natal, compreendemos melhor como Deus age na história, cuidando daqueles que ninguém quer cuidar. Ele tem pena dos necessitados e dos infelizes, e salva os humildes.

Ele não age sozinho. E para se fazer um de nós, quis contar a ajuda de homens e mulheres, que atentos ao chamado e aos sinais dos tempos, em liberdade e amor decidem ser instrumentos da ação divina.

Hoje somos convidados a olhar para José e contemplar sua reação diante da gravidez de Maria. Em sonho, Deus comunica e o convida a não ter medo. Em seguida, vemos a sua postura ao receber a revelação dos planos divinos pelo anjo.

José e Maria se deixam conduzir pelo Plano de Deus, se abandonam em suas mãos. Nazaré é o lugar onde a revelação de Deus acontece. Maria recebe a visita do anjo, e com o seu sim coloca em marcha o Mistério da Encarnação. Ela confia sem saber o que aconteceria.

Advento Amazon 2

E em sonho, o anjo aparece a José, um homem justo, humilde, obediente, afetuoso, cheio de fé e esperança. Ele é o homem do silêncio, falou pouco e fez muito! É modelo de fé incondicional. Abandonou-se nas mãos de Deus e agiu conforme o Anjo do Senhor havia anunciado… Mergulhou a sua vida no Mistério da Encarnação, porque acreditou, mesmo em meio as provações.

Ele decidiu assumir o seu amor a Maria, porque é fiel a Deus. Um amor maior que todo o peso da opinião pública e suas dúvidas. Contra toda a aparência, ele acreditou naquela que amava, Maria, a sua esposa.

O autor da carta aos Hebreus (capitulo 11) compreende a História da Salvação à luz da fé, como um modo de possuir aquilo que se espera. Ele repete dezenas de vezes: “Foi pela fé…”. Não há outro caminho a ser trilhado na fidelidade, se não for pela fé. Hoje, na fé e na esperança, continuamos caminhando, com José e Maria.

Rezemos

Senhor, que saibamos contemplar sua presença entre nós. Reconhecendo a gratuidade da salvação, onde o amor e a misericórdia se concretizam em nossa história.

O Senhor nos abençoe e guarde.