Homilia – “Jesus estava falando do Templo do seu corpo”. Jo 2, 13-22

Homilia – “Jesus estava falando do Templo do seu corpo”. Jo 2, 13-22

Homilia – “Jesus estava falando do Templo do seu corpo”. Jo 2, 13-22

Neste ano, a liturgia do 32º. Domingo do Tempo Comum foi substituída pela Solenidade da Dedicação da Basílica de Latrão, catedral do Papa, bispo de Roma. Expressando a importância dessa solenidade para toda a Igreja, um forte sinal da sua comunhão universal na vivência de uma só fé, esperança, unidos no mesmo amor. Essa Basílica-catedral é a “mãe de todas as Igrejas” espalhadas pelo mundo inteiro. Sinal visível da unidade na Igreja Católica, reunida na pessoa do Papa. Com ele formamos a Igreja de Jesus Cristo.

O profeta Ezequiel aponta para o Templo como lugar da Habitação de Deus, dali brota um rio de águas profundas e impetuosas. O profeta anuncia que, por onde passa, leva a vida, felicidade, abundância e a fecundidade.

Amazon São Bento

A presença de Deus no Templo torna-se o centro da vida que se espalhou por toda a terra, a fim de transformá-la em Paraíso. Quando o povo de Deus se compromete com o projeto de vida, não só os bens materiais se multiplicam para serem repartidos entre todos, mas também o povo se revitaliza, abrindo-se à fraternidade.

No Templo, lugar da presença e morada de Deus, Jesus dá um basta: “não façam da casa de meu Pai uma casa de comércio”. Mostra que ali, Ele se revela e se comunica com o seu povo. É o lugar para o encontro dos irmãos com Deus, onde jorra vida para todos, e não um lugar de exploração. Jesus mostra que o Templo reconstruído é o seu corpo, crucificado e glorificado na Ressurreição.

Jesus decreta a abolição dos templos de pedra, propondo à humanidade uma nova maneira de relacionar-se com Deus, cujo modelo é a sua própria relação com o Pai, marcada pelo amor e a comunhão plena.

Basílica de Latrão

Celebrar a dedicação da Catedral do Bispo de Roma é recordar o Senhor Jesus, que instituiu a Igreja para reunir na unidade, sob o pastoreio de Pedro e de seus sucessores, os filhos de Deus dispersos. Somos as pedras vivas da Igreja.

A Basílica de Latrão foi construída por Constantino e dedicada pelo papa Melquíades I, (324). No terreno da família Laterani, dedicada ao Santíssimo Redentor e tendo como patronos São João Batista, São João Evangelista.

Rezemos: Abençoa Senhor a nós, membros da igreja, para viver melhor nosso Batismo e nossa missão. Queremos ser uma Igreja Missionária e acolhedora!