Homilia | “Jesus entrou no templo… o povo ficava fascinado ao ouvi-lo falar”. Lc 19, 45-48
Consagração das Basílicas de São Pedro e São Paulo
Hoje celebramos a memória da consagração das Basílicas de São Pedro e São Paulo, em Roma. Foram edificadas para perpetuar a memória destes dois gigantes do cristianismo, seus nomes e principalmente sua obra de evangelização, estão intimamente ligados a história de Roma, onde, pelo martírio, deram testemunho de fidelidade a Cristo. As duas Igrejas nos recordam que Pedro e Paulo são considerados as colunas da Igreja de Cristo.
Basílicas construídas sobre os túmulos dos Apóstolos
No século IV, o Imperador Constantino mandou construir uma Basílica dedicada ao glorioso Mártir São Pedro e uma construção de menor dimensões dedicada a São Paulo. As duas basílicas foram construídas sobre os túmulos dos dois Apóstolos.
A Basílica de São Pedro (Vaticano)
A atual Basílica de São Pedro (Vaticano), foi construída no século XVI, no mesmo lugar da anterior que ameaçava ruir. Outra mais esplendida surgiu e foi consagrada pelo papa Urbano VIII. A consagrou em 18 de novembro de 1626. A Basílica atual de São Paulo (São Paulo fora dos Muros), construída no mesmo lugar da anterior, data de 10 de dezembro de 1854.
Martírio
O Prefácio da Festa dos dois Apóstolos apresenta os traços principais de cada um deles: “Pedro o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestre e doutor das nações anunciou-lhes o Evangelho da Salvação. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração”.
Fé e Missão
De Pedro recebemos a fé, de Paulo a missão. A fé acolhida no coração, nos dispõe a viver e anunciar o Evangelho. Nos tornamos discípulos missionários, preparados para ser uma Igreja missionaria, acolhedora em comunhão. A Igreja leva a todos à Palavra que salva e liberta, e apresenta daquilo que ela tem de melhor; Jesus Cristo, o Senhor.
Rezemos
Senhor, nos dê a coragem para anunciar e testemunhar o Evangelho com a vida. Levando essa alegria a todos.
O Senhor nos abençoe e guarde.
JLF