Homilia | “Quem acredita possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida… quem comer deste pão viverá para sempre… é a minha carne, para que o mundo tenha vida”. Jo 6, 44-51
Homilia | Eu sou o pão da vida… Jo 6, 44-51
Quem escuta e assimila o ensinamento do Pai, torna-se discípulo de Jesus. Dar ouvido ao Pai leva a escutar o Filho. O Pai apresenta o Filho Amado: “Este é o meu Filho, escutem o que Ele diz”; do mesmo modo Jesus fala do Pai: “Só aquele que vem do Deus é que viu o Pai”.
No ensinamento de Jesus, sobre o Pão descido do céu; Ele dá um passo a mais, dizendo que o pão que dará é a sua carne. Na cultura bíblica, carne é vida é a pessoa humana.
Jesus é o Cordeiro de Deus que vai se sacrificar por amor, morrendo na cruz. Sua vida é fazer a vontade do Pai: viver o amor, até o extremo de doar a sua própria vida. É a Eucaristia!
Comer o Pão da vida é comungar: aprender a abraçar, na medida de nossa pequenez, todo o projeto de Jesus. O gesto de comungar deve lembrar que é precedido pelo gesto do Lava-pés.
Os discípulos são atraídos pelo Pai e reconhecidos na vivência do amor entranhado ao próximo, inspirado no exemplo de Jesus, que nos atrai no serviço aos irmãos.
É a dimensão do serviço que nos permite comungar. Receber o Pão da vida é assumir a dimensão da comunhão na Trindade: o Filho revela a face do Pai e a presença do Espírito Santo. Na comunhão formamos uma Família unida (Igreja), sem divisões.
Rezemos: Senhor, quero ser um discípulo fiel. Aprender a viver o amor- serviço, mergulhar a minha vida em Deus e seguir o caminho da bondade.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)
[icon name=”twitter” prefix=”fab”] [icon name=”youtube” prefix=”fab”] [icon name=”telegram” prefix=”fab”] [icon name=”instagram” prefix=”fab”] [icon name=”book” prefix=”fas”] [icon name=”mobile” prefix=”fas”]
[MEC id=”398130″]