Homilia – “Jesus disse: Bem-aventurados são vocês, os pobres”. Lc 6, 20-26
Homilia – “Jesus disse: Bem-aventurados são vocês, os pobres”. Lc 6, 20-26
Jesus oferece aos discípulos um panorama sobre o Reino de Deus. O Reino é um grande divisor de águas. De um lado, encontram-se os que aceitam Jesus e a sua prática do amor. Do outro, os que rejeitam Jesus e a sua proposta de vida e liberdade para todos. Cada um deve arcar com as consequências de sua própria escolha.
Os pobres são pessoas que sofrem privações graves. No setor econômico: os que têm fome, enquanto no plano afetivo, os que choram. Finalmente, no plano social: os que são odiados e rejeitados por uma sociedade injusta que recusa o projeto de Jesus.

Jesus proclama uma inversão de valores: felizes os pobres, não a pobreza; felizes os perseguidos, e não a perseguição; felizes os que choram, não as lágrimas… As bem-aventuranças não são convite à passividade, mas à superação.
As “bem-aventuranças” e as “mal-aventuranças” são realidades que se verificam ao longo desta vida. A felicidade dos pobres, para além do fator social, não vem da posse de riquezas, e sim da absoluta confiança em Deus. São livres da ambição.
Os ricos buscam sua segurança, acumulam riquezas sem a preocupação de partilhar, são egoístas, e não deixam espaço para Deus em seu coração. São prisioneiros de sua ambição, a ponto de se excluírem da salvação.

Rezemos:
Senhor, quero ser confiante e ter a felicidade de um coração desapegado, livre da ambição, capaz de amar e partilhar.
O Senhor nos abençoe e guarde.