HOMILIA – “Jesus continuou: Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus, subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. Jo 1, 47-51
FESTA DOS ARCANJOS: MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL
A figura dos anjos subindo e descendo vem do sonho de Jacó (Gn 28, 12). Eles são mensageiros de Deus, seres espirituais criados por Deus. Um deles impediu que Abraão sacrificasse Isaac (Gn 2, 21), outro aparece a Moises na sarça ardente (Ex 3, 2), outro ainda conduz o povo através do Mar Vermelho (Ex 14, 19) etc.
No Novo Testamento, os anjos se apresentam em várias funções: anunciam o nascimento de Jesus (Lc 1, 26), a sua fuga para o Egito (Mt 2, 13) etc. Os pequeninos têm anjos que veem a face de Deus (Mt 18, 10). Na ressurreição homens e mulheres serão como anjos, manifestarão os planos de Deus.
A liturgia de hoje celebra três arcanjos, chefes supremos dos anjos: Miguel, que significa “Quem é como Deus?”, e aparece no Ap 12, 7ss em luta contra o Dragão ou contra aqueles que querem ocupar o luar de Deus; Gabriel significa “Deus é forte” e é o anjo da anunciação (cf Lc 1, 19.26ss), trouxe a Boa Notícia da vinda do Salvador e a quem Maria deu o seu sim; Rafael significa “Deus cura” e foi quem acompanhou Tobias em sua viagem e curou Tobit.
Neles, reconhecemos o diálogo aberto entre o céu e a terra na pessoa de Jesus, que nos reconciliou com Deus, e reabriu para a humanidade as portas do paraíso. São nossos intercessores e costumam nos aconselhar e auxiliar, levam nossas orações ao Senhor e trazem para nós as mensagens da divina providência.
Rezemos: Senhor, que os Arcanjos nos acompanhem, nos deem saúde, força para anunciar o Evangelho e nos livre de todos os perigos e males. Amém.
O Senhor nos abençoe e guarde.
LITURGIA DIÁRIA E HOMILIA – CALENDÁRIO LITÚRGICO
[MEC id=”398126″]