Homilia – “Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o a eles. E fez a mesma coisa com o peixe. Jo 21, 1-19
EVANGELIZAR É AMAR E SERVIR
O Evangelho de hoje narra a terceira aparição do Ressuscitado. Os apóstolos voltaram para a Galileia e retomaram a pescaria de antes, agindo sob a liderança de Pedro. Foi uma noite difícil, trabalharam, mas nada pescaram. Jesus estava na praia, aguardando Pedro e seus amigos que voltavam da pescaria. E deu uma nova orientação: “lancem a rede à direita da barca”. Sem a presença do Ressuscitado a missão é estéril.
Os apóstolos obedeceram. O Ressuscitado é a alma da evangelização. E a pesca foi garantida. O discípulo amado reconheceu o Senhor e entendeu o motivo da abundância. O sucesso da missão depende da experiência com o Ressuscitado e da obediência a sua Palavra.
O número de peixes que encheram as redes demonstra a missão da Igreja, que permanece unida e não se rompe. A Igreja acolhe a todos: judeus, gregos, escravos e livres, homens e mulheres (Gl 3, 28).

A Eucaristia
A pesca serviu para alimentar aquela refeição preparada antecipadamente por Jesus na praia: pães e peixes assados num braseiro. E foi completada com o produto do trabalho dos discípulos em missão. A Eucaristia alimenta e fortalece os missionários e a comunidade.
Depois da refeição, um diálogo pôs em relevo a dimensão fundamental da liderança na comunidade cristã: o amor verdadeiro ao Ressuscitado. Amar é guardar o mandamento novo que Jesus apresentou na última ceia: “Amem, como eu amei vocês”.
Só esse aprendizado dá condições para cuidar do rebanho do Ressuscitado. É o amor-doação, a entrega de si em favor do outro, até o extremo de doar a própria vida. Só pode ser líder, quem estiver disposto a ser como Jesus. Sem esse amor, isso é impossível.
Rezemos
Senhor, queremos aprender a amar, como sou amado. E auxiliar os irmãos no caminho da fé e na vivência comunitária. Pedimos para que os pastores da Igreja, saibam escolher o novo sucessor de Pedro neste Conclave. Vem, Espírito Santo, vem iluminar!
O Senhor nos abençoe e guarde.