Homilia | “Jesus abriu a inteligência dos discípulos” | Lc 24, 35-48 – Crer em Jesus Ressuscitado não é algo mágico, mas um processo que amadurece aos poucos
Homilia | “Jesus abriu a inteligência dos discípulos” | Lc 24, 35-48
CATEQUESE, CELEBRAÇÃO E MISSÃO
A decepção dos discípulos de Emaús se deu pela dureza do coração deles. Mas tudo mudo mudou quando eles compreenderam os fatos a partir da catequese de Jesus, que revelou os desígnios do Pai: salvar a humanidade. Explicou que a cruz se tornou sinal de vitória. Fez descortinar a esperança e a alegria da Ressurreição.
A presença do Ressuscitado encheu o coração deles de alegria e disposição missionária. E apesar do cansaço caminham para Jerusalém. Era preciso continuar com a comunidade unida em oração. Tinham uma missão pela frente.
Os discípulos de Emaús estavam contando a experiência com o Ressuscitado. Jesus aparece e assume seu lugar no meio deles. Estavam assustados, pensam ver um espírito. Ele tem carne, ossos e fome.
Jesus faz um esforço para demonstrar: “Sou eu mesmo!”. Mostra os sinais dos cravos e come com eles. Abre a inteligência para compreenderem as Escrituras. O Crucificado é o Ressuscitado! Mostra suas marcas. Ele não é um Deus “desencarnado”.
Aos poucos ultrapassam a crise da dúvida. Crer em Jesus Ressuscitado não é algo mágico, mas um processo que amadurece aos poucos, a partir da mesa da Palavra e da partilha do pão, junto da comunidade reunida. Hoje somos sua comunidade e testemunhas. A ressurreição gera a missão. Pela palavra e testemunho, continuamos anunciando o amor misericordioso a todas as nações.
Rezemos
Senhor, fica conosco. Abra nossa mente e o coração para compreender este mistério e anunciar com a alegria o amor, a misericórdia e a força da vida que vence a morte.
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)