Homilia – “Hoje se cumpriu o que acabamos de ouvir…”. Lc 1,1-4;4,14-21

Homilia diária Domingo JLF

A missão de Jesus se concretiza no compromisso dos discípulos: anunciar o Evangelho – Homilia – “Hoje se cumpriu o que acabamos de ouvir…”. Lc 1,1-4;4,14-21

Homilia – “Hoje se cumpriu o que acabamos de ouvir…”

O Evangelho de hoje é construído de duas partes bem distintas: o motivo pelo qual o autor decide escrever o seu livro e a pregação inaugural de Jesus na sinagoga, definindo sua missão. A Palavra de Deus é lida para a assembleia reunida, para que todos fizessem opções maduras e conscientes.


Ao mostrar as fontes que utilizou para escrever o Evangelho, Lucas tem em mente propor a solidez dos ensinamentos dos apóstolos, apresentando ao leitor o caminho para conhecer Jesus. Buscou no coração e na comunidade o lugar para entender a Palavra de Deus. O Caminho do amor e do serviço.


Na sua terra, ungido pelo Espírito, Jesus apresenta a essência de sua missão e anuncia seu projeto de libertar o homem de tudo aquilo que o impede de realizar-se como filho de Deus. É a libertação do egoísmo; da cegueira que incapacita de discernir o que se espera deles; da opressão causada pela maldade alheia, que desrespeita os direitos básicos. E o cuidado daqueles que perderam tudo: são massacrados, desprezados e descartados pelos exploradores.


Em Nazaré, Jesus lê a Palavra com a comunidade, reza e busca compreender o seu significado, aplicando em sua vida: “hoje se cumpriu o que acabamos de ouvir…”. Seu projeto realiza o querer do Pai na vida de seus filhos.


Não se trata de lembrar fatos acontecidos, mas tornar claro o “Hoje de Deus”. Uma atualização necessária. A missão de Jesus se concretiza no compromisso dos discípulos: anunciar o Evangelho; fazer o bem; promover e cuidar da vida, sendo solidário com os pobres e necessitados. Santo Agostinho questionava-se: Amanhã? Por que não hoje?

Rezemos

Senhor, quero ser Missionário, ungido e enviado para evangelizar, amar e servir.

O Senhor nos abençoe e guarde.

Tags: