Os discípulos enterraram o corpo de João. Este fato, marca o início da vida pública de Jesus. O tempo chegou! — Homilia — “Herodes mandou cortar a cabeça de João” — Mt 14, 1-12
Homilia — “Herodes mandou cortar a cabeça de João” — Mt 14, 1-12
A morte de João Batista é relembrada com a finalidade de apresentar aos discípulos um exemplo de coragem e liberdade, a fim de motivá-los a abraçar os valores do Reino com igual intensidade.
O profeta não cedeu diante do poder, além disso, ele denuncia o desvio de conduta do rei. Não deixou passar a injustiça cometida contra o próprio irmão, sobretudo porque este se viu privado da esposa que se tornou mulher de Herodes. João disse: “Não lhe é permitido tê-la como esposa”, e então, Pagou com a própria vida, a ousadia de enfrentar um rei malvado.
João mostrou-se livre diante de Herodes, que gostava de ouvi-lo, mas nunca admitiu o seu caminho. Um rei bajulador e fraco, ainda mais, acompanhado de uma amante cheia de ódio e uma filha vaidosa. E sobretudo a irresponsabilidade, a insensatez e a crueldade de Herodes colaboram para fazer rolar a cabeça de João Batista.
Os discípulos enterraram o corpo de João, e surpreendentemente este fato, marca o início da vida pública de Jesus. Finalmente o tempo chegou! Os discípulos do Reino não podem se calar diante das maldades e das injustiças, assim como fez João Batista, e acima de tudo, Jesus será sempre o nosso referencial de liberdade: ao mártir de Cristo a glória eterna!
Rezemos
“Senhor, livra-nos assim de pessoas poderosas, sem escrúpulos, que se dão o direito de destruir a história, instituições e de tirar a vida de tantas pessoas; que elas tomem consciência da verdade. a de Que Deus é o autor da vida, e está acima de tudo!”
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)