Homilia – Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte”. Lc 15, 1-10

Homilia – Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte”. Lc 15, 1-10

Homilia – Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte”. Lc 15, 1-10

Jesus nos ama e veio plantar em nosso coração o amor. Livra-nos do absurdo e do tédio, do inferno encarnado que é viver e morrer para si mesmo: “ninguém vive para si mesmo, ou morre para si mesmo… vivos ou mortos pertencemos ao Senhor… porque julga o seu irmão ou o despreza”. E com o salmo, rezemos: “Sei que a bondade do Senhor hei de ver, na terra dos vivos… Ele é nossa luz e salvação de quem terei medo?”.

O jeito de Jesus tratar os pecadores contraria a visão legalista dos religiosos do seu tempo. Ele recusa ser juiz dos pecadores, o castigo não faz parte de sua pedagogia. Quanto mais distantes estão, mais deseja atraí-los. Tudo nele é amor, compreensão e acolhimento.

Quem é bom não deve julgar e nem desprezar os pecadores, mas, antes, ajudá-los a sair da situação de egoísmo que os escraviza, e se alegrar quando é encontrado e se converte.
Infelizmente, a experiência diz o contrário. Os “bons”, em vez de buscar “os que se perderam”, os condenam e os excluem. Dessa forma, fazem dois julgamentos: se acham perfeitos e não precisam de conversão; julgam e condenam os outros.

Muitos gostam de apontar o dedo para quem errou. Esquecendo-se de que, quem errou, não errou sozinho, nem se perdeu sozinho.

Amazon

Atitude

Na parábola, Jesus lembra: eram cem ovelhas. Se uma se perdeu, alguém falhou, houve descuido: ninguém avisou a tempo sobre os perigos do caminho, nem corrigiram sua teimosia em não acompanhar o rebanho, alguém pode até ter incentivado o mau exemplo e faltou a formação necessária.

O que Jesus ensina com a parábola, é que o foco não está no julgamento, mas na atitude do pastor que vai buscar sua ovelha. Essa é a atitude que devemos imitar: somos responsáveis por quem se desviou, não podemos deixar ninguém para trás.

Jesus está convencido de que Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva. Faz festa quando alguém se converte, mas trata com ironia aqueles que pensam não precisar de conversão.

Rezemos

Senhor, quero aprender o seu jeito de amar, acolher e revelar o quanto somos amados pelo Pai. Não podemos deixar ninguém para trás.

O Senhor nos abençoe e guarde.