Homilia – “Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi” Mt 1, 1-17

Homilia – “Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi” Mt 1, 1-17

Homilia – “Genealogia de Jesus Cristo, filho de DaviMt 1, 1-17

Em Jesus se realiza a aspiração e a história de um povo que reflete a ação de Deus a serviço da humanidade com um amor incondicional mediante a sua vinda na alegria do céu, na satisfação da terra, tendo compaixão dos pequenos, fazendo florir o amor, a justiça e a paz.

Conta conosco para continuar semeando o bem. Sua graça transcende as fronteiras étnicas, morais e nos desperta para a fraternidade. Com justiça ele governa e com equidade, nos julga. Defende os pobres, os humildes e todos serão abençoados e cantarão o seu louvor.

Quando Mateus escreveu seu Evangelho, quis mostrar Jesus como o Messias, o esperado. E nele se cumpriu as promessas feitas a Abraão de ser bênção para todos os povos e ter descendência numerosa.

São Bento Amazon

Jesus não é um personagem fictício, é real, entra em nossa história como um elo significativo da corrente de gerações; desde Abraão até “José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, o Cristo”. Deus veio morar entre nós, assumindo a nossa condição humana. Encontramos nesta lista de gerações pessoas de todo o tipo e condição social: patriarcas, reis, pastores, escravos, homens e mulheres, santos e pecadores.

Deus assumiu a nossa história, nosso jeito e aquilo que suportamos na vida, não se envergonha de nós. Veio carregar nossas fragilidades e redimi-las na cruz para nos libertar. Assumiu nossa história, para torná-la História de Salvação.

Para quem ama, o passado não é impedimento. Por isso Deus não se importa com o passado, é sempre misericordioso conosco. Ele nos liberta para vivermos melhor o hoje, e melhor ainda, o amanhã.

Preparemos o coração para acolher Jesus que quer nascer entre nós. Aprendamos a amar e deixemo-nos ser amado. Será o jeito da nossa preparação para o Natal.

Rezemos

Senhor, nos encoraje para abrir o coração à sua chegada e nos transforme na força do seu amor.

O Senhor nos abençoe e guarde.