Homilia – “Foi morar em Cafarnaum, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaias”. Mt 4, 12-23

Homilia – “Foi morar em Cafarnaum, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaias”. Mt 4, 12-23

JLF - DOMINGO

Homilia – “Foi morar em Cafarnaum, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaias”. Mt 4, 12-23

UMA ÁRDUA MISSÃO!

João Batista sai de cena, e Jesus começa a sua Missão. Deixa Nazaré e vai morar em Cafarnaum. Ali começa seu anúncio, e resume sua missão inicial com um imperativo: “Arrependam-se”, mudem de vida, pois o Reino chegou. Mostra que a mudança de mentalidade e o cuidado com a vida é a base do seu Reino.

Jesus organiza o grupo que vai acompanhá-lo em seu projeto. Chama seus companheiros, escolheu pessoas simples, em sua maioria pescadores. O convite exige disponibilidade. Eles deixaram os afetos e as seguranças e se aventuraram com o Senhor, uma ruptura com a vida anterior.

Tornaram-se pescadores de gente, tirando pessoas das sombras para levá-las a luz. É lançar-se no mundo para atrair muitas pessoas para Jesus e a sua proposta: O Reino, o jeito de viver o projeto de Deus. O Reino é o jeito transformador de Jesus viver.

Amazon 012026

Luz no meio da escuridão

É viver o amor que supera o egoísmo e as disputas que provocam tantas fofocas e discórdias; propõe a fraternidade, viver o respeito e a harmonia, numa comunidade acolhedora e misericordiosa; o serviço solidário, atitudes de cuidado com a vida que curam e protegem; a construção de estruturas de justiça e paz que garantem a equidade.

Enfrentarão o mar, com suas variações, de calmo a revolto, é imagem da realidade onde devem atuar. E também do cansaço da pescaria, com a possibilidade do fracasso, correspondendo a vida missionária com seus êxitos e decepções.

Os discípulos-missionários percorrendo as ruas e casas dos nossos bairros e comunidades, brilharão como luz no meio da escuridão, tirando muita gente das zonas de sombras, através do serviço e do testemunho, recolhendo muitos peixes… É uma árdua missão! Mas carregada da alegria do seguimento.

Rezemos

Quero ouvir teu apelo, Senhor, ao teu chamado de amor responder. Na alegria te quero servir, e anunciar o teu reino de amor. E pelo mundo eu vou. Cantando teu amor. Pois disponível estou para servir-te, Senhor.

O Senhor nos abençoe e guarde.