Homilia | “Fiquem preparados! Pois na hora em que menos pensarem, o Filho do Homem virá” | Mt 24, 37-44
Homilia | “Fiquem preparados! Pois na hora em que menos pensarem, o Filho do Homem virá” | Mt 24, 37-44
O SENHOR VEM! VISTAMO-NOS DE LUZ E HONESTIDADE
É Advento, significa “Aquele que vem” ou a “Vinda do Senhor”. Há dois mil anos, houve o primeiro advento, quando Jesus, o Filho de Deus se encarnou; haverá um segundo, quando Jesus, Senhor da História, virá para julgar os povos; e o terceiro, é quando Jesus vem a nós, de muitas maneiras todos os dias.
Um novo Ano Litúrgico
Com o Advento, começamos um novo Ano Litúrgico; são quatro semanas que nos conduzem ao Natal. Um convite para despertar do sono e sacudir a rotina, preparar-se para o encontro com o Senhor que vem.
Tempo de alegria e vigilância
É tempo de alegria e vigilância. O tempo é dom de Deus, por isso devemos aproveitá-lo bem. Não sabemos quanto tempo teremos. Por isso, sempre vigilantes, não sabemos quando Ele virá. Fiquemos atentos à sua chegada.
Ele espera nos encontrar vigilantes e preparados
O Senhor vem continuamente com suas graças e bênçãos; cabe a cada um abraçá-las e acolhê-las. O amor e a salvação de Deus são para todos, mas a pessoa é livre para aceita-los ou recusá-los. Ele espera nos encontrar vigilantes e preparados.
Trabalhar para justiça e a fraternidade
E existe somente uma maneira de preparar-se para esse momento: amar. Nada de tarefas mirabolantes ou heroicas a serem cumpridas. Exige-se somente o amor sincero e gratuito a Deus e ao próximo.
Aprender a transformar lanças em arados e espadas em foices. Trabalhar para justiça e a fraternidade. Não faremos mais guerras, teremos paz, amor, justiça e vida.
Fiquem preparados!
Vamos antecipar o dia da salvação, a noite vai passando e o novo dia chegando. O Senhor vem! Despojemo-nos das trevas e vistamo-nos de luz, comportemo-nos honestamente.
Rezemos
Senhor, quero amar e servir, quero viver honestamente, estar preparado para a sua chegada.
O Senhor nos abençoe e guarde.
Liturgia Relacionada
LITURGIA DIÁRIA – Domingo, 27 de Novembro de 2022