Homilia – “Fiquem atentos e preparados!”. Mt 24, 37-44

Homilia – “Fiquem atentos e preparados!”. Mt 24, 37-44
Com o Advento, começamos um novo Ciclo Litúrgico; uma preparação que nos conduz ao Natal. Um convite para sacudir a rotina, sair da comodidade e da mediocridade espiritual. É preciso vigiar e preparar-se para o encontro com o Senhor.
Tempo de alegria e vigilância, um dom de Deus, devemos aproveitá-lo bem. Não sabemos quanto tempo teremos. Por isso, fiquemos sempre atentos a sua chegada, não sabemos quando Ele virá.
O Senhor vem continuamente com suas graças e bênçãos; cabe a cada um abraçá-las e acolhê-las. O amor e a salvação de Deus são para todos, mas a pessoa é livre para aceita-los ou recusá-los. Ele espera nos encontrar vigilantes e preparado.E existe so
mente uma maneira de preparar-se para esse momento, viver de maneira compatível, como quem espera o Senhor: aprendendo amar. Nada de tarefas mirabolantes ou heroicas a serem cumpridas. Exige-se somente o amor sincero e gratuito a Deus e ao próximo.
Deixemos o convite do Salmo Responsorial ressoar alegremente em nosso coração: Vamos a casa do Senhor! Subir a sua montanha para aprender a transformar lanças em arados e espadas em foices. Cultivar o desejo de uma sociedade sem violência e sem guerras.

Empenho pessoal
Queremos trabalhar para a justiça e a fraternidade. Acabar com as guerras; buscar paz, amor, diálogo e respeito. Aplicar os gastos dessa insanidade na superação da miséria, no cuidado com vida e o meio ambiente. Pensemos no futuro que queremos construir!
Antecipemos o dia da salvação; a noite vai passando e o novo dia chegando. É hora de abandonar as trevas e vestir as armas da luz, comportar-se honestamente, libertando-se dos desejos de instintos egoístas que corrompem a pessoa e a sociedade.
Preparar-se para o Natal requer de nós empenho pessoal e comunitário para vencer tantos males que nos cercam. É urgente estar preparado para acolhê-lo. A vigilância se dá na pratica da caridade e da justiça. Os egoístas correm o risco de serem pegos de surpresa.
Rezemos
Senhor, quero amar e servir, viver honestamente preparando a sua chegada.
O Senhor nos abençoe e guarde.

